Usar água quente e aparelhos com lubrificante diminui o risco de cortes e pelos encravados

Pode ser o seu método oficial para se livrar dos pelos. Mas pode ser também um salva-vidas, quando não há outra opção. O importante é usar a lâmina da maneira certa. “Apesar da aparência de pelos engrossados, essa é só uma impressão, por ela cortar transversalmente”, explica a dermatologista Monica Aribi. Se bem usada, a lâmina pode ser uma excelente aliada. Saiba agora como fazer uma depilação perfeita usando lâmina.

Use água morna ou quente para remover os pelos com mais facilidade
Getty Images
Use água morna ou quente para remover os pelos com mais facilidade

- Antes de depilar, faça esfoliação e use hidratantes para a pele, aconselha a dermatologista Vanessa Metz. A esfoliação vai ajudar os pelos mais fracos a saírem, e a hidratação é importante porque evita o risco de cortes – principalmente para peles secas.

- Sobre a escolha do produto, existem diversos barbeadores no mercado, com até três lâminas, por exemplo. Mas, no caso das mulheres, “é melhor usar lâmina única e descartável”, aconselha Monica. Aparelhos com lubrificante – aquela linha verde ou azul gelatinosa acima das lâminas – são ótima opção.

- Nunca, nunca mesmo passe a lâmina na pele seca. O ideal é lançar mão de géis, cremes, loções ou espumas próprias para isso – o sabonete pode ser usado em caso de urgência.

- Não use água fria. A água quente é fundamental para uma boa depilação com lâmina, pois ela dilata os poros, facilitando a remoção dos pelos. Por isso, a hora do banho é o melhor momento. Molhe a pele e aplique um creme antes de começar a depilação.

- A depilação deve ser feita no sentido do crescimento do pelo, e basta passar a lâmina na área uma só vez. “Tome muito cuidado ao passar por regiões com mucosas, como virilha e ânus”, alerta Vanessa Metz. Para as regiões curvas, os aparelhos com cabeçote articulado são indicados, pois diminuem o risco de corte.

- Aparelho sem corte é pelo encravado na certa. Use no máximo três vezes a mesma lâmina antes de trocá-la. Vanessa recomenda: “não guarde o aparelho dentro do box do chuveiro. A umidade promove o acúmulo de bactérias e fungos”.

- Cortou a pele? Use um adstringente no local, que vai fazer o sangramento cessar e a ferida fechar.

Leia também em beleza:

Limpeza e revitalização da pele express
S.O.S. Cabelo de Praia
Marquinha de biquíni: sexy ou vulgar?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.