Descubra quais são os exames e cuidados rotineiros que você deve ter com a sua beleza e saúde

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508747511&_c_=MiGComponente_C

Quando o assunto é saúde, não tem unanimidade: algumas pessoas se preocupam demais, enquanto outras pensam no assunto menos do que deveriam. Mas como saber a forma correta para manter a saúde em dia? Que cuidados devem ser tomados diariamente, mensalmente, semestralmente, anualmente? A partir de que idade determinado exame é obrigatório?

Para acabar com todas estas dúvidas, convocamos uma equipe de especialistas e perguntamos: de um modo geral, o que é necessário para uma mulher estar em dia com a beleza e a saúde, em qualquer idade?

**Cuidados com a pele
(Valter Claudino, dermatologista)
Diariamente:
O mais importante de tudo é o uso de filtro solar, seja em que idade for. É indispensável e não deve ser utilizado só sob o sol, mas também em dias nublados e até mesmo dentro dos ambientes (já que a luz fluorescente e a tela do computador também prejudicam a pele). Além disso, como nosso clima é tropical, o corpo precisa de hidratação constante, principalmente no calor.

A cada três meses
As pessoas com a pele muito clara ou que tenham pintas escuras que mudam de tamanho e de coloração ou incomodam devem procurar um dermatologista trimestralmente, para verificar se está tudo bem, já que estes casos são mais delicados.

Fique de olho!
Com essa moda da escova progressiva, já tive muitas pacientes com queda intensa de cabelos. As mulheres devem parar de agir impulsivamente e de escolher produtos sem a orientação de seu médico. Em alguns casos, cremes que parecem inofensivos podem causar alergias que podem lesionar a pele e o couro cabeludo de modo permanente. Portanto, antes de fazer algum tratamento estético mais agressivo ou até mesmo de optar por esse ou aquele creme, pergunte ao seu medico.

**Higiene bucal
(Fabio Augusto Cozzolino, dentista)
Diariamente:
Escovação e uso de fio dental. Também é muito importante evitar a ingestão exagerada de açúcar.

A cada três a seis meses
Agende uma consulta para fazer um exame preventivo ao menos duas vezes por ano. Nessa consulta, o dentista fará a profilaxia (limpeza) e, se houver necessidade, iniciará um tratamento. A prevenção é muito importante, mais eficaz e mais barata. Além disso, é bom estar em dia com a saúde bucal, pois várias outras disfunções do corpo podem vir da boca.

Antes de engravidar
As mulheres que pretendem ter filhos devem programar uma visita ao dentista antes de engravidar, pois é comum que infecções odontológicas ocasionem a prematuridade do nascimento do bebê. Além disso, é melhor que se tratem antes da gestação, já que vários antibióticos podem causar manchas nos dentes do bebê ¿ e anti-inflamatórios são contra-indicados quando a mãe está amamentando.

Fique de olho!
A Disfunção da Articulação Temporomandibular (DATM) é muito comum nas mulheres e pode acontecer por fatores emocionais, problemas de mordida, bruxismo ou problemas hormonais. Atendo muitas mulheres que acham que têm enxaqueca, mas que, na verdade, sofrem de DATM. O tratamento é muito simples e a qualidade de vida melhora significativamente.

**Em dia com seu coração!
(Fábio César dos Santos, cardiologista ortomolecular)
Diariamente:
Use vitaminas e substâncias antioxidantes, como o Ômega-3. Beba muita água, coma muito verde, vigie o açúcar, as calorias em demasia e as gorduras saturadas. Prefira o chá, exercite-se, durma um sono reparador, aprenda a respirar e a relaxar.

A cada seis meses:
Visite seu médico e seu dentista.

A cada ano:
Faça um check-up.

Fique de olho!
Acredito em avaliações individualizadas. Uma consulta bem feita é importantíssima para conseguirmos identificar o risco de cada paciente, além de um exame físico detalhado. A partir daí, poderemos analisar qual será a rotina diagnóstica necessária.

Leia mais sobre: beleza

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.