Sabe aquela sensação gordurosa que se sente nos dedos ao passar a mão no rosto?

A dificuldade de manter a maquiagem por muito tempo, pois o make, literalmente, desmancha? Ou a percepção de que, embora tenha lavado os cabelos no começo do dia, pela tarde os fios já parecem estar sujos novamente?

Pois é, se você se identificou com essas situações, certamente sabe dos incômodos que é ter uma pele oleosa. E é válido lembrar que as grandes responsáveis por esses desconfortos não são nenhuma ação externa, e sim a uma secreção natural produzida pelas glândulas sebáceas. Nas peles excessivamente oleosas, o números dessas glândulas aumenta e as bactérias acabam por infectar essas gorduras, o que irá resultar na acne e no aparecimento de espinhas, explica a Dra. Mônica Carvalho, especialista em dermatologia pela Unifesp.

Segundo a Dra. Mônica, outro fator que pode gerar uma pele oleosa é a herança genética . Sim é isso mesmo! Assim como a cor dos olhos ou a diabetes, se seus pais possuem pele oleosa, você terá grandes chances de apresentar este tipo de pele. O que ainda não foi confirmado cientificamente é sobre a influência da alimentação, apenas fatores como estresse, clima ou períodos pré-menstruais realmente aumentam a produção do sebo.

Mas como o incômodo é inerente as mulheres vaidosas, a indústria cosmética sempre renova e lança produtos que ajudam a regular a oleosidade. A Yakult Cosmetics aposta em uma loção tônica controladora, a Beauty Skin Essence , que mesmo removendo oleosidade excessiva da pele facial, ainda hidrata a região.

Outro lançamento, esse vindo diretamente de terra egípcias para cá é o Matipure da Vital Especialidades, um complexo de microcápsulas com óleo de nigela (especiaria egípcia) e semente de abóbora, que tem ação sebo-reguladora, purificante e antiinflamatória e pode ser prescrito pelo seu médico.

É importante ressaltar que antes de qualquer tratamento a consumidora deve avaliar com um profissional o grau de oleosidade e saber que tratamento é melhor para sua pele. É importante alertar que todas as pessoas devem evitar limpeza excessiva da pele, pois pode provocar efeito rebote na produção do sebo , isto é causar mais oleosidade ainda, explica Valéria Franco, consultora e diretora da Vital Especialidades, responsável pela venda do Matipure no Brasil.

A área que requer mais cuidados e onde os cravos e espinhas aparecem com mais freqüência é a zona "T" do rosto, formada por testa, nariz e queixo, mas outra reclamação de quem sofre com a oleosidade, são os cabelos que teimam em ficar com uma aparência sebosa durante o dia.

Para isso, a Vizcaya acaba de lançar dois produtos que podem ajudar. A linha Control Mix Performance é ideal para quem tem cabelos mistos, isto é, de uma forma inteligente combate a oleosidade no couro cabeludo e o ressecamento das pontas. Já o shampoo Deep Cleansing Performance , age como um anti-resíduos, sem sal, que promove uma limpeza profunda nos fios através do extrato de mirra que tem propriedade adstringente e descongestionante dos poros.

Leia mais sobre: oleosidade



Vital Especialidades
SAC: (11) 2134-8200

Vizcaya
SAC: (11) 5504-6610

Yakult Cosmetics
SAC: 0800-131260 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.