Descubra se é mito ou verdade que os ultra-hidrantantes feitos com manteiga de cacau ajudam a diminuir essas marcas

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508733597&_c_=MiGComponente_C

O mito
Hidratante à base de cacau pode remover marcas de estrias

Os fatos
O ultra-hidratante feito à base de manteiga cacau tem diversas utilidades, mas uma das mais comuns é combater as estrias provenientes do crescimento rápido, especialmente durante a gravidez e do ganho de peso.

O problema aflige a maioria das gestantes, além de afetar também fisioculturistas, adolescentes passando pela puberdade e obesos em geral. Cosméticos à base de manteiga de cacau são uma solução popular, mas estudos descobriram que eles produzem resultados bastante inexpressivos.

O maior estudo sobre o tema foi publicado em 2008 por uma equipe de dermatologistas e obstetras. Ao acompanhar 175 mulheres na primeira gestação, algumas delas foram instruídas a aplicar uma loção à base de manteiga de cacau diariamente, enquanto outras usaram placebo. Nem as participantes nem os pesquisadores sabiam quem estava usando o que. Depois de vários meses, os pesquisadores não encontraram diferenças no desenvolvimento ou severidade das estrias na região do abdome, seios e coxas.

Para quem busca uma alternativa, cientistas descobriram que cremes à base de vitamina E são mais eficazes. Em um estudo que conduziu testes cegos semelhantes com 100 gestantes no The Cochrane Database of Systematic, em 2000, por exemplo, pesquisadores constataram que aquelas que usaram cremes contendo alfa tocoferol, uma forma de vitamina E, desenvolveram menos estrias do que aquelas que usaram placebo.

Tratamentos cirúrgicos e de radiofrequência também estão disponíveis atualmente, mas costumam ser mais caros.

Leia mais sobre: pele

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.