Confira algumas dicas que vão manter seus pés longe dos problemas no calor

Basta que a temperatura suba alguns graus que já bate aquela vontade de aposentar as botas e comprar aquela sandália linda para exibir nossos pés. Seja no clube, no shopping, no bar, na piscina ou na praia, é preciso estar com os pés em dia e saudáveis para poder aproveitar bem o calor.

Fazendo os pés em casa ou na pedicure
Fazer os pés não é lá uma tarefa muito simples, e o recomendado é que calosidades e unhas encravadas, por exemplo, sejam tratadas por um profissional, que se chama podólogo. Mas em casa ou na pedicure, você pode tomar algumas medidas básicas.

Um ritual que pode ser feito toda semana ou a cada quinze dias: mantenha sempre as unhas dos pés curtinhas. Além de ser muito mais bonito, é mais saudável também. Evite lixar a sola dos pés. Você pode esfoliar a área, com mais vigor nos calcanhares, e ter um efeito mais duradouro. Use um esfoliante específico para os pés e depois hidrate. Você vai ver a diferença.

E a cutícula? Muitas mulheres e até mesmo manicures têm mania de cutucar muito as cutículas e unhas, e isso acaba tirando a proteção natural dos pés. As unhas dos pés e as cutículas têm uma função muito importante, pois são elas que nos protegem de  agentes nocivos à saúde, como micoses, pressão de calçados apertados, sudorese, entre outros explica a podóloga Lu Araschin, da Conforpés. Pedicures não são as profissionais mais adequadas para cuidar de unhas encravadas, e não são poucos os casos de unhas inflamadas causadas pela própria paciente ou por uma pedicure que tentou cortar uma pele infeccionada e piorou o caso. Caso sinta dor ou perceba uma pelezinha incomodando, corra para uma clínica de podologia: nunca cutuque ou deixe cutucarem uma unha ou pele doente. Pode piorar, e muito, orienta a podóloga.

Depois disso, é só passar a base e o esmalte em seguida, se quiser. Pronto, pés bem cuidados, macios e saudáveis.

Cuidados com a pele dos pés
A podóloga Lu Araschin, proprietária da Conforpés, nos ensina alguns cuidados simples com a pele dos pés, que fazem toda a diferença na saúde e na beleza do local.

Durante o banho, esfregue os pés com uma escovinha macia para a retirar células mortas. Depois, ao enxugar os pés, seque muito bem a área entre os dedos (importante: não esfregue)! Assim, você vai se prevenir contra micoses e frieiras. Se você transpira em excesso, uma dica é secar os pés depois do banho usando um secador de cabelos.

A hidratação deve ser diária. De preferência, no fim do dia, para que o produto dure mais, ensina Lu. O hidratante deve ser específico para pés ou, caso não tenha, um creme para as mãos. Tenha em mente que um hidratante comum não hidrata a pele dos pés como é necessário.

Caso você note qualquer mudança na cor ou no formato das unhas, não bobeie: procure um podólogo, que é o profissional especializado e vai poder avaliar o problema. Em caso de calosidades ou unhas encravadas ou doloridas, a mesma coisa. Cutucar não vai adiantar, e muito provavelmente vai piorar o problema.

Pés de verão
No verão, além de todas as recomendações de esfoliação e hidratação, você ainda precisa prestar atenção em outras questões.

Quando for comprar calçados, compre sempre no fim do dia, porque principalmente no calor os pés já estão inchados e você vai poder sentir melhor se o calçado é confortável pra você.

Outra dica: Tente não usar o mesmo calçado todos os dias. Meias de algodão são as melhores, pois retêm menos a transpiração. Se for usar calçado fechado, aplique algum  talco ou spray  antes de sair de casa, indica a podóloga.

Outro cuidado necessário é usar sempre chinelos em praias, banheiros de clubes, academias, piscinas. Lu recomenda ainda a visita mensal a um podólogo. Fazer  os pés com um especialista mensalmente ajuda a manter  seus pés mais saudáveis. O podólogo poderá te orientar com relação a calos, corte correto das unhas e limpeza. Caso seu problema sejam micoses ou fungos, o melhor é consultar um dermatologista, para que você se submeta ao tratamento apropriado.

Leia mais sobre: unhas

Serviço:
Avon
0800-7082866
www.avon.com.br

Natura
0800-7628872
www.natura.net

Nívea
0800-7764832
www.nivea.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.