Especialistas ensinam como manter a pele lisinha e sem os incômodos “furinhos” no rosto

Esfoliação é boa prática contra poros dilatados
Getty Images
Esfoliação é boa prática contra poros dilatados
Todo mundo sonha em ter uma pele lisa e macia. Mas para conseguir uma boa aparência, é preciso incluir de fato os cuidados de beleza na rotina diária. Assim como as rugas, a flacidez e as manchas, os poros dilatados – aqueles “furinhos” visíveis na pele – são indesejáveis e motivo de queixa entre as mulheres. A região mais afetada pelo problema é a chamada “Zona T”, que envolve testa, nariz e queixo.

Característico das peles oleosas e mistas, os poros dilatados acumulam células mortas e gordura. “Para minimizá-los é preciso manter a pele limpa e controlar a oleosidade”, explica Alexandre Okubo, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além do primer, item aplicado antes da maquiagem e que ajuda a disfarçar as imperfeições da pele, existem diversos produtos no mercado que ofuscam os "furinhos". Contudo, para solucionar mesmo o inconveniente é preciso adotar cuidados mais específicos.

“Os poros dilatados são reversíveis, mas deve ser realizado um tratamento contínuo”, alerta Giana Campoi, dermatologista da Clínica Carla Vidal. A aplicação de laser, por exemplo, é indicada e traz resultados rápidos. “O número de sessões pode variar entre uma e três, depende da gravidade”, explica.

Com a ajuda de dermatologistas e esteticistas, elegemos cinco dicas certeiras para evitar a dilatação dos poros, confira:

1. Lave o rosto da forma correta
Dar uma ensaboada rápida embaixo do chuveiro não resolve – no máximo resseca a pele. Limpar o rosto todos os dias com água morna e sabonete específico é uma tarefa obrigatória para remover as células mortas e evitar o excesso de óleo na superfície dos poros. O ideal é repetir o procedimento de duas a três vezes por dia e tonificar em seguida com um adstringente. “A limpeza de pele profissional também é indicada uma vez por mês. É uma ação profunda que elimina as impurezas dos poros e ajuda a retraí-los.”, conta a esteticista Eva Vaie.

2. Cuidado com o hidratante
Após a limpeza, você deve aplicar um hidratante facial. Mais uma vez o produto deve ser específico para peles oleosas e mistas, do tipo “oil free”. Muitos hidratantes já oferecem princípios ativos que ajudam a diminuir a produção de sebo. O mesmo para o protetor solar. Formulações à base de gel, gel creme, sérum e fluído evitam o acúmulo de oleosidade e, consequentemente, a dilatação dos poros.

3. Coma direito
Você já sabe que a beleza acontece de dentro para fora. Portanto, tudo que você come reflete na aparência da pele, unhas e cabelo. Uma alimentação regrada e saudável ajuda a controlar o brilho excessivo na pele e o aparecimento de acnes. E de quebra, claro, melhora o aspecto geral da pele. Você tem pele oleosa e gosta de frituras? Então coma com moderação. Não adianta gastar um dinheirão em cosméticos e se jogar na batata frita. Lembrando que o chocolate é um alimento rico em gorduras também.

4. Esfoliação faz milagres
Assim como a limpeza profunda, a esfoliação elimina o acúmulo de sujeira nos poros e auxilia a retração deles. “Pode ser feita de uma a duas vezes por semana para remover o sebo e células mortas”, conta Alexandre. Mas pegue leve: não adianta esfoliar com força, isso só trará efeitos negativos. Veja receitas de esfoliantes caseiros .

5. Evite maquiagem em excesso
O excesso de maquiagem obstrui os poros e agrava os “furinhos” na superfície. O problema fica ainda maior para quem não retira a make antes de dormir – e daí voltamos para a dica número 1: lavar. O ideal é fazer uma limpeza geral para deixar a pele fresca. Use algum removedor específico se preferir, mas não oleoso. “É importante tratar e cuidar, não apenas disfarçar”, diz Giana. “Bonito mesmo é ter pele com aparência bem cuidada”, completa Eva.

Leia mais sobre pele:
Limpeza e revitalização da pele express
Aprenda a fazer automassagem no rosto e pescoço
Produtos para manter a pele saudável no verão
Tratamentos estéticos com ouro, diamante e caviar


>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @Delas no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.