Entenda mais sobre os benefícios dos banhos de imersão e aprenda a fazer alguns em casa

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508736728&_c_=MiGComponente_C

Desde a Antiguidade, muitas pessoas se utilizam dos benefícios dos banhos quentes para o corpo, a mente e o espírito. Eram muitos os salões de banho nas diversas civilizações, e os reis, rainhas e imperadores eram os que mais tinham acesso às maravilhas de um bom banho de imersão.

Hoje em dia, podemos preparar um desses banhos até mesmo em nossas casas, com poucos ingredientes e muitos benefícios. Além de fazer maravilhas pela pele, o ritual de um banho de imersão proporciona uma enorme sensação de bem estar: O banho quente gera uma sensação de aconchego e relaxa os músculos. Com os óleos essenciais adequados, ainda pode melhorar seu sono e seu estado de humor, além de espantar o cansaço pra bem longe, explica Melissa Mell, terapeuta holística especializada em Aromaterapia.

Os banhos devem ser preparados com muita água ¿ que deve estar bem quente ¿ e pouquíssimo óleo: Os óleos essenciais são bem fortes e concentrados. Quanto menos gotas utilizarmos, melhor, já que muitas gotas podem agredir a pele, afirma a aromaterapeuta. Caso você não tenha banheira ou ofurô em sua casa, opte por um escalda-pés ou encha uma jarra com água bem quente e pingue a mesma quantidade de óleo descrita acima. No final do banho normal, despeje esta água vagarosamente pelo corpo todo: costas, pés, ombros e pernas.

Conheça alguns banhos terapêuticos simples de preparar na sua própria casa, e que fazem toda a diferença depois de um dia estressante.

Banho relaxante
Após encher a banheira ou ofurô, pingue duas gotas de óleo essencial de Lavanda e duas gotas de óleo essencial de Palmarosa. Estes óleos possuem um enorme poder de relaxar o corpo e sedar a mente, e são perfeitos para quem precisa de uma boa noite de sono, diz Melissa.

Banho revitalizante
Para espantar a preguiça e o cansaço, nada melhor do que um banho com óleos essenciais de Laranja e Alecrim. Use três gotas de óleo de laranja e uma de óleo de Alecrim. Cuidado com o sol, pois o óleo de Laranja pode manchar a pele. Se você tiver pressão alta, substitua o óleo de Alecrim pelo de Eucalipto, orienta Melissa.

Para hidratar a pele
Fonte de gorduras, vitaminas e sais minerais, o leite é um hidratante natural. Além disso, ele promove uma esfoliação suave, que remove as células mortas e produz um efeito rejuvenescedor. Esse banho é tão bom que até Cleópatra se rendeu aos seus encantos! Despeje meio litro de leite integral na banheira e, para mascarar o cheiro do leite, misture a ele alguma essência de sua preferência (como a de jasmim ou a de rosas).

Leia mais sobre: banhos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.