Já virou um hábito entre as mulheres o uso de cremes para rugas desde jovem; saiba se é eficaz

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508725303&_c_=MiGComponente_C

Rugas? Mulher nenhuma quer ter... Tanto que a indústria cosmética percebeu que a preocupação delas começa cedo e lançou linhas de produtos para consumidoras a partir dos 25 anos. Que eles vendem como água, não há dúvida... Mas resolvem? A dermatologista Valéria Campos explica que o envelhecimento do organismo está relacionado à diminuição das células somáticas do corpo que morrem ao longo da vida. Elas vão morrendo, uma após outra, e uma hora não são mais substituídas por outras, como na juventude.

E é justamente aos 25 anos que esse processo começa. É nessa fase que o organismo reage melhor aos tratamentos, portanto é indicado iniciar um tratamento o mais precocemente possível, explica a médica de Jundiaí. Na verdade, o cuidado deve começar com o uso diário de filtro solar a partir dos 6 meses de idade, aconselha.

Porém, ela não acredita que exista uma fórmula que sirva para qualquer mulher. Acho importante, sempre que possível, procurar um dermatologista para um tratamento individual. Se isso não for possível, indico que use um bom filtro solar adequado ao tipo de pele e até um creme anti-idade como esses, preventivos.

O que é importante antes dos 25 anos é o uso de protetor solar para prevenção das rugas , reitera Ana Paula Urzedo, dermatologista de São Paulo. Podemos usar, também, hidratantes com vitamina C e outros ativos para hidratarmos a pele. Depois dos 25, é bom se preocupar com tratamentos para rugas, pois é nessa fase que ocorre uma grande perda de colágeno.

Outra opinião favorável ao uso desse cosmético é a de Luciana Lourenço. A dermatologista paulistana diz que é necessário usar cremes antienvelhecimento .A prevenção começa na infância, com o próprio protetor solar, que vai evitar o envelhecimento na idade adulta, portanto sempre devemos pensar nisso, diz. Entre os 20 e os 30 anos, minha dica é o filtro solar durante o dia e antioxidantes (com vitamina C, vitamina E e ibedenona) à noite.

O que dizem os fabricantes
Luciana Villa Nova, gerente de desenvolvimento da Natura (que produz o Chronos Renovação Celular), diz que muitas mulheres desta faixa etária procuram esses cremes. É nesta idade que iniciam os cuidados com e prevenção do envelhecimento, define. Segundo ela, a pele da mulher ainda tem aspecto saudável, sem sinais de envelhecimento e, por isso, é importante o cuidado específico com substâncias antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres, além de hidratação e proteção solar.

Cristina Perrone, gerente da categoria de cuidado com a pele Avon Brasil, também garante que o Renew para mulheres de 25 anos funciona. Os sinais de cansaço da pele começam a aparecer nessa idade. E um creme para a mulher de 25 a 30 anos é diferente do que é utilizado por uma mulher mais velha, pois as mais jovens costumam ter a pele mais oleosa e os poros mais abertos, explica a gerente que indica prevenir-se do envelhecimento desde cedo.

Leia mais sobre: cremes

*Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igmoda para 49094.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.