A maquiadora Mariana Ishizaka ensina a maquiar a pele de forma que ela seja a base ideal para qualquer look. Veja a galeria e aprenda!

Todo maquiador sabe da importância de uma pele benfeita para o resultado final da beleza. De nada adianta um bom batom ou uma máscara de cílios que alongue, curve e dê volume, se a maquiagem da pele estiver ruim.

Por isso, conversamos com Mariana Ishizaka, maquiadora oficial da marca de cosméticos Benefit, e aprendemos alguns truques para ter uma pele com aparência natural e iluminada, base para todo e qualquer visual que você queira usar.

“Para começar, a pele precisa estar bem limpa e hidratada. Ao longo do dia a maquiagem rouba água da pele”, explica Mariana. Esse primeiro passo é fundamental, porque o “roubo de água” pode resultar em base e corretivo craquelados no fim da tarde.

Aproveite o momento para cuidar da pele ao redor dos olhos com um creme anti-idade, já que é por aí que costumam aparecer as primeiras linhas de expressão e rugas. Depois disso, passe para a base, ou então para o BB cream, como sugere Mariana: “Além de uniformizar o tom da pele, o BB oferece outros benefícios”. Se a pele é mais oleosa, pode usar menos hidratante e mais BB. Preste atenção se o BB tem proteção solar: se não tiver, aplique o protetor antes do BB ou da base.

Nada de querer cobrir todas as imperfeições com uma camada espessa de base ou BB. Esse erro comum leva a um acabamento exagerado, artificial, e ninguém quer sair na rua e ter a base elogiada, não é mesmo?

“O ideal é fazer uma cobertura média com a base, e depois cobrir apenas as imperfeições com corretivo, pontualmente”, explica Mariana.

Leia mais

- Antes e Depois: veja qual o loiro do verão

- Aprenda a ficar linda pela manhã em 10 minutos

- Adeus, cara de cansada: ilumine o olhar com maquiagem

Para sumir com as imperfeições, o ideal é usar dois tons de corretivo: um mais quente (rosado ou alaranjado), para anular manchas azuladas e arroxeadas, e outro com o tom da sua pele. “Não tenha medo do corretivo alaranjado, passe nas manchas, e depois, por cima, passe o que tem o tom da sua pele, com leves batidinhas”, ensina.

Depois de fazer a base e corrigir os probleminhas, é hora de fazer mágica com o iluminador. Comece pelos olhos: com o dedo, aplique o iluminador formando um “C”, desde o ossinho debaixo das sobrancelhas até as maçãs do rosto. “Atenção para não iluminar a área das olheiras, pois não queremos que ela fique destacada”, alerta Mariana.

Ainda com o iluminador, aplique com leves batidinhas na ponta do nariz e no “V” do centro do lábio superior: “Isso vai ajudar a destacar a boca, dando a impressão de lábios mais cheios”.

Para não errar no blush, o truque é fácil. Sorria em frente ao espelho e aplique com a mão leve nas maçãs do rosto. “Assim você fica com o visual saudável de quem deu uma corridinha no parque”, brinca a expert.

Se quiser ir além na maquiagem do rosto, experimente usar um bronzer sem brilho ou um produto específico para fazer o contorno do rosto.

“Mais uma vez sorria para o espelho, e aplique o produto abaixo de onde você aplicou o blush, com movimentos de vaivém”. Cuidado para não deixar o contorno muito marcado.

“Use um pincel chato ou achate seu pincel de blush, se não tiver a ferramenta apropriada”, completa.

Para finalizar, use um bom gel de sobrancelhas para emoldurar o rosto, aplique duas camadas de máscara para cílios e um bálsamo lábial para hidratar os lábios. Pronto!

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.