Visto como vilão, chocolate tem propriedades que fazem bem à beleza da pele e cabelo. Saiba como aproveitar os benefícios do alimento, e veja presentes de Páscoa que fogem do óbvio

Responsável por quilos extras e espinhas indesejadas, o chocolate sempre foi visto como vilão das dietas e da pele bonita. De fato, por ser um alimento gorduroso, calórico e, muitas vezes, cheio de açúcar, deliciar-se com muito chocolate pode resultar em catástrofes quando o assunto é estética. Mas, com sabedoria, é possível transformar esse vilão em um aliado da beleza. 

Fazendo boas escolhas, dá para transformar o chocolate em um aliado da beleza
Thinkstock/Getty Images
Fazendo boas escolhas, dá para transformar o chocolate em um aliado da beleza


Para começar, é preciso escolher o chocolate certo. Quanto mais cacau o chocolate tiver, melhor. Isso porque as melhores qualidades do chocolate vêm dessa fruta. "O cacau tem flavonoides, que são antioxidantes", explica a dermatologista Valéria Marcondes. "Os antioxidantes inibem a morte celular, por isso têm ação antienvelhecimento, anti-inflamatória, colaboram no viço da pele", completa Valéria, que é diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. 

Então fuja do chocolate ao leite e do chocolate branco, que são ricos em açúcar e gordura. Valéria alerta que no mais recente encontro da Academia Americana de Dermatologia, em março, foi discutida a responsabilidade do açúcar no envelhecimento da pele. "O açúcar se combina com proteínas do colágeno, aumentando o envelhecimento celular", explica Valéria. Por isso hoje encontra-se produtos antienvelhecimento que tem efeito antiglicação, mas o mais prudente é diminuir o consumo de açúcar. 

Além dos antioxidantes, o chocolate rico em cacau (com mais de 60% da fruta) também tem nutrientes importantes para a beleza da pele, unhas e cabelos, como as vitaminas A, do complexo B e D, ferro e cálcio.

Outra característica positiva dos chocolates amargos é o triptofano, o aminoácido do prazer, que libera serotonina no organismo. "É por isso que depois de comer chocolate temos uma sensação de bem-estar", explica a dermatologista Carolina Marçon. E sentir-se bem é fundamental para a beleza, certo?

Além de comer chocolate, também dá para aproveitar seus benefícios ao aplicar na pele. Mas calma, nada de passar ovo de Páscoa no rosto. Procure tratamentos, como por exemplo a máscara de chocolate sugerida pela dermatologista Renata Roxo: "a máscara tem ingredientes como manteiga de cacau e polifenóis de cacau, com efeito hidratante, emoliente, antioxidante e calmante".

Para aproveitar a Páscoa de olho na beleza, selecionamos alguns produtos com cacau e chocolate na fórmula, ou que têm a cor dessas delícias. Veja nossa seleção e aproveite!


Como encontrar
Alfaparf - 0800 0212 652
Avon - 0800 708 2866
Body Store - (51) 3024.6053
Facinatus - (62) 3594 5003.
Kapeh - (35) 3265-1453
Lancôme - 0800 701 7273
Mary Kay - 4003-4620 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 16 31 13 (para demais regiões)
Mutari - (31) 3476-7377
Natura - 0800-115566
Racco - 0800 789 10 11
Seda - 0800-707-9911


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.