Aproveite a hora do banho para fazer tratamentos de beleza para a pele. Especialistas sugerem receitas para deixar o banho mais interessante

Depois de um dia estressante, tudo que a gente quer é chegar em casa, tomar um banho e se enfiar na cama. Claro que se houvesse um spa completo no banheiro, as perspectivas seriam bem mais animadoras.

Mas, embora esse seja um luxo para poucas ocasiões, o Delas garimpou algumas dicas para transformar o banho do dia a dia em um relaxante e revitalizante mini spa. Para isso, conversamos com a dermatologista Christiana Blattner, a coordenadora do Spa Shamash do resort Txai Itacaré, Alice Avibhasha e com a aromaterapeuta Sâmia Maluf, fundadora da By Samia Aromaterapia.

Aproveite a hora do banho para fazer tratamentos de beleza
Thinkstock/Getty Images
Aproveite a hora do banho para fazer tratamentos de beleza

Durante o banho
O banho é um ótimo momento do dia para cuidar da pele e do corpo, mas alguns cuidados devem ser tomados. A água quente, por exemplo, é um grande inimigo da saúde e da beleza da pele, pois remove o manto lipídico que nós produzimos naturalmente, causando ressecamento. Quem tem pele seca e histórico de eczemas deve evitar ficar muito no banho quente.

O uso exagerado de sabonetes também irrita a pele pelo mesmo motivo. Quando nos ensaboamos demais, o efeito detergente do sabonete leva embora a gordura que naturalmente fica sobre a pele. Para evitar irritações, limite-se a ensaboar as axilas, a virilha e os pés.

Apesar disso, o banho quente também traz vantagens para quem quer tratar a pele em casa. Christiana recomenda, por exemplo, que esfoliações sejam feitas durante o banho, pois a pele está mais macia. Alice sugere banhos com ervas aromáticas que podem ser feitos em casa e Sâmia indica os óleos essenciais que, além de hidratar a pele, ajudam a influenciar o humor com seus aromas e perfumes. No chuveiro, os óleos podem ser aplicados sobre a pele.

Se você tiver a possibilidade de perder alguns minutos na banheira, experimente jogar sal na água. Sais de banho aromatizados são uma opção mais refinada, mas o sal de cozinha também serve. Nessa situação, a água da banheira fica mais concentrada que a nossa pele, resultando em hidratação. Acrescente os óleos essenciais ou as ervas para ajudar a espalhar e absorver os aromas.

Depois do banho
Um dos grandes benefícios do banho é o vapor, que transforma o banheiro em uma versão light de sauna. Com isso, a pele fica mais permeável e maleável. Além dos poros ficarem dilatados, os vasos sanguíneos também são expandidos pelo calor e ficam mais receptivos às substâncias que aplicamos na pele.

Depois do banho, a pele mantém essa permeabilidade por cerca de 3 minutos, tempo de sobra para aplicar um hidratante ou óleo corporal. Aproveitando a aplicação do creme, uma boa ideia é fazer movimentos circulares que reproduzem o efeito de drenagem linfática. Para isso, pressione a pele com as mãos, levando-as em direção aos gânglios linfáticos que ficam na virilha, nas axilas e abaixo das orelhas.

O calor também é anti-inflamatório e relaxante, por isso é uma boa solução para os dias em que os ombros e as costas estão tensos. Massagens e alongamentos durante e logo depois da exposição ao vapor podem ser bastante benéficos, mas sempre com moderação para não se lesionar com a intensidade dos movimentos.

É importante ressaltar que pessoas com tendências a manchas, melasma, rosácea e outros problemas de pele não devem ficar muito tempo no vapor e no calor, pois a vasodilatação acentua os sintomas.

Receitas
Alice Avibahasha, coordenadora do Spa Shamash do resort Txai Itacaré, e Sâmia Maluf, fundadora da By Samia Aromaterapia, sugerem receitas para um banho tipo spa. 

Banho de purificação para renovar as energias, por Alice Avibahasha

Preparo:
Ferva numa panela dois litros de água e junte alecrim, erva cidreira, arruda, manjericão, hortelã, canela em pau e cravo. Após ferver todas as ervas tempere a água com um pouco de água fria, para que ela fique morna.

Numa vasilha misture 150g de sal marinho com óleo de coco.

Modo de aplicar:
Primeiro, passe a mistura de sal e óleo no corpo todo (exceto na cabeça) como se fosse um esfoliante. Depois, usando uma caneca, banhe-se com a água morna, misturada com as ervas (inclusive a cabeça). Depois do banho, deite-se em lugar silencioso e permaneça por 15 minutos para relaxar.

Banho relaxante muscular, por Sâmia Maluf

Misture 10 ml de óleo vegetal de abacate, ou de amêndoas, ou de germe de trigo, dez gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulos, cinco gotas de óleo essencial de lavanda e dez gotas de óleo essencial de hortelã pimenta. Passe esta mistura no corpo, se for banho de chuveiro, ou coloque na água da banheira.

Além das receitas caseiras, veja produtos que ajudam a transformar o banho em spa


Serviço
O Boticário - 0800 413011
Granado - 0800 9406730
L’Occitane - 0800 171272
Natura - 0800 11 55 66


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.