Com a chegada das festas de final de ano, sempre surge aquele momento de reflexão sobre o que passou...

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508656812&_c_=MiGComponente_C

Invariavelmente, aproveita-se para pensar em estabelecer novas diretrizes para o ano novo que está vindo.

Que tal pensar em coisas que você realmente pode cumprir e ter um comprometimento com você mesmo, esperando por ótimos resultados no final do próximo ano?

A equipe de Beleza, separou algumas dicas que podem ser iniciadas assim que o primeiro dia de 2008 começar:

Projeto Caminhada
È o que sugere o cardiologista Alexandre Santos, do Hospital Santa Paula. "Três vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos, caminhe em ritmo acelerado. Essa atitude aumentará sua capacidade cardiorrespiratória, a circulação sangüínea, garantindo também uma aparência mais saudável e bonita, além de combater a flacidez.

Como aproveitar a Internet
Criar um blog pode ser uma atividade prazerosa, que espanta o estresse e possibilita conhecer gente bacana, diz o escritor Ordisi Raluz, que está lançando um livro baseado nos contos que publica em seu blog há três anos.

Mas permanecer muito tempo em frente ao computador não saudável. Segundo o doutor Renato Neves, diretor do Hospital de Olhos Eye Care, passe a fazer pausas de 15 minutos a cada duas horas de uso. Além disso, acostume-se a piscar com mais freqüência enquanto está navegando na web para evitar o ressecamento da vista.

Preserve seu sono
Dormir bem significa mais equilíbrio emocional e mais saúde, então preserve o seu sono. Evite ingerir café, chá mate, refrigerantes e bebidas alcoólicas à noite, para não comprometer seu descanso, afirma o João Geraldo Simões Houly, chefe da UTI do Hospital Santa Paula.

Outra dica interessante é trocar aquele travesseiro surrado por um novinho e sem ácaros. Esses minúsculos aracnídeos desencadeiam rinite alérgica, conjuntivite, eczemas e dermatites em pessoas mais sensíveis. Como a remoção é difícil, evite dormir em quartos com carpetes, tapetes e cortinas de tecido. O travesseiro não deve ser de pena e pode ser substituído todo ano, diz Sônia Moura, bíologa da Praxxis Controle de Pragas.

Meditação e relaxamento
Segundo o cardiologista Otávio Gebara, do Instituto de Cardiologia de São Paulo, passar por estresse em casa ou no trabalho é muito prejudicial e deve se pensar duas vezes antes de brigar com o marido ou com a mulher, mas mascarar os problemas também não adianta. Invista em atividades que relaxem o corpo, já que elas liberam substâncias protetoras na circulação e diminuem os hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina, afirma Otávio.

Beleza saudável
Diminua a ingestão de refrigerantes, segundo Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, se consumidos em grande quantidade podem provocar a chamada erosão dental. Essa doença pode desencadear dor, sensibilidade exagerada e comprometer a aparência do sorriso das pessoas, ressalta Marcelo.

Se a vontade de engravidar está chegando e o peso está fora do normal, a diretora da clínica Chedid Grieco Medicina Reprodutiva, Silvana Chedid afirma que é melhor emagrecer antes de ficar grávida.

Mulheres obesas têm mais dificuldade para engravidar e estão mais propensas a sofrer um aborto. Além disso, o excesso de peso põe em risco a saúde da mãe e do bebê, podendo favorecer o surgimento de diabetes gestacional ou mesmo hipertensão.

Antes de recorrer às cirurgias plásticas, com ajuda de um profissional identifique o grau da situação do lugar a ser operado. Deixe o face lift para daqui a uns anos e faça um thread lift em um bom consultório de cirurgia plástica. O procedimento, que levanta a expressão facial utilizando fios de nylon, é simples, oferece resultados rápidos e é realizado com anestesia local, diz o cirurgião plástico Robert Jan Bloch.

Leia mais sobre: ano novo

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.