Artistas recorrem ao airbrush para driblar os efeitos da HDTV

Técnica disfarça imperfeições da pele
Alexandre Macedo
Técnica disfarça imperfeições da pele
A chegada dos aparelhos de televisão de alta definição, também chamados de HDTV (sigla em inglês para high-definition television), provocou mudanças na maneira de fazer TV, e isso refletiu também na aparência dos artistas. A qualidade da imagem melhorou tanto, que simples marcas de expressão ficaram mais evidenciadas. Para alívio de maquiadores e atores, a indústria da beleza acompanhou os avanços tecnológicos e disponibilizou um novo recurso que resolve a questão: o airbrush.

O equipamento de ar comprimido troca os antigos pincéis por uma pistola a jato que dispara pigmentos ultrafinos. Dessa forma, sombra, blush e batom (em consistência mais líquida) são aplicados na pele de forma suave e homogênea. Como o material usado é a base de silicone, ele preenche melhor os poros e as imperfeições. Outra vantagem, segundo explica o maquiador da Rede Record Vavá Torres, é o toque mais opaco. Como as lentes de HD captam muita luz e brilho, o resultado final desse tipo de maquiagem funciona melhor na telinha.

Atriz recebe camada de bronze artificial
Ivone Perez
Atriz recebe camada de bronze artificial
A reportagem do Delas acompanhou um dia de trabalho de Vavá Torres, nos bastidores da Record. Durante uma manhã, a equipe visitou a sala de maquiagem do RecNov, estúdio de gravação das novelas da emissora, localizado em Vargem Grande, zona oeste carioca. Encontramos a atriz Juliana Lohmann, que passava pelo processo de caracterização. Ela fará parte do elenco de “Sansão e Dalila”, com estreia prevista para janeiro do próximo ano.

A pistola espalha a maquiagem no corpo da atriz, que precisa parecer mais bronzeada na história. “E isso é feito infinitamente mais rápido do que se usássemos pincéis e esponjas, que ainda deixam riscos que são captados pelas lentes", explica Vavá. A atriz aprova o resultado e se diverte: “Fica um bronzeado muito bonito, que ressalta o branco dos meus dentes. Quando eu vou à praia, só fico com a pele vermelha, com airbrush é muito prático ficar queimadinha”, conta.

Outra questão é bem resolvida pelo aparelho: as tatuagens. Hoje em dia, é raro o ator que não possua pelo menos um desenho no corpo. Nesse caso, o airbrush também facilita o jogo de esconde. “Usamos outro tipo de maquiagem, chamada dura, que é a base de álcool e não sai com tanta facilidade, só com removedor. Tem atores que ficam com o produto até de um dia para outro”, conta Vavá. “É uma base mais pesada, que a gente evita de passar no rosto ou em locais mais sensíveis”.

A atriz Rafaela Mandelli, que tem várias tatuagens pelo corpo, aprova a técnica. “Antes, qualquer movimento ou esbarrão comprometia a maquiagem na tatuagem. Agora é muito mais tranquilo, menos uma coisa para a gente se preocupar”, garante. “Não faço nenhum tipo de cuidado diferente da maquiagem normal. Sempre passo hidratante depois do banho e fico pronta para um novo dia”, diz a atriz.

Nos salões de beleza, a técnica já é utiliza há alguns anos, principalmente para eventos especiais, como formaturas e festas. Também está virando hit entre as noivas, que recorrem ao procedimento em busca de um visual perfeito na grande noite. Por utilizar pigmentos especiais e o aparelho a jato, a técnica tende a ser mais cara que a maquiagem tradicional, e custa, em média, R$200. Já para as noivas, o serviço chega a triplicar de valor.

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.