Conheça a história da mulher que virou sucesso na internet com tutoriais de maquiagem

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Em seu top brilhante laranja, minimacacão e sapatos de salto alto, Lucretia Williams estava fazendo o seu melhor para adotar um urbano chique. Mas a compostura ruiu na última sexta quando Lucretia, 21, estudante de antropologia da Hunter College, encontrou seu ídolo.

Ela estava indo para Manhattan conhecer Lauren Luke , especialista em maquiagem, sensação da internet e empresária de cosméticos. Lauren devia dar um computador a Lucretia, prêmio de primeiro lugar em uma disputa de maquiagem que ela estava promovendo pela Sephora, famosa rede de cosméticos.

Estava tão animada que queria chorar, Lucretia se lembrou mais tarde. Ao encontrar Lauren, disse, foi como conhecer a Angeline Jolie.

Lucretia é uma de milhões de fãs encantados com essa estrela da mídia da era digital. Nem todos os espectadores que entram no YouTube  para assistir a Lauren passar sombra animadamente nos olhos ou passar batom nos lábios a veem como uma outra Angelina. Mas nos olhos deles ela é um ícone ¿ uma celebridade autofabricada que abraçaram como a sua própria.

Mãe solteira de 27 anos de South Shields, perto de Newcastle, Inglaterra, Lauren não é nada senão acessível. Ela é uma britânica de expressão aberta e fala mansa que se espera encontrar no açougue ou no pub da esquina. Com suas proporções rechonchudas e características indescritíveis, ela parece uma candidata improvável a balançar o mundo da moda. E, no entanto parece que está fazendo exatamente isso.

Ex-despachante, Lauren começou a vender cosméticos e tinha lucros modestos no eBay. Em vez de mostrar fotos dos produtos que vendia, usei-os em mim mesma, disse com seu sotaque deliberado de Newcastle. Depois tirava fotos e as pessoas podiam ver o que eles eram fora do pote.

Em breve ela começou a postar vídeos no YouTube os quais ela havia feito no quarto ¿ sem editar, a roupa suja ou os cachorros passeando no fundo. Agora, 20 meses depois do que começou como uma experiência faça você mesmo, os vídeos de Lauren tiveram mais de 50 milhões de acessos e o canal do YouTube dela tem mais de 250,000 assinantes de 70 países ¿ afirmando o status dela ¿ e do YouTube, como uma força a ser reconhecida.

O apelo é que ela é toda mulher, disse Ed Burstell, ex-vice-presidente da Bergdorf Goodman e diretor da Liberty of London. Ela se conecta em um nível emocional, e sua honestidade peculiar é contagiante.

A paixão dela e a tendência a compartilhar emoções ¿ Acabo de chorar, ela pode dizer aos espectadores ¿ atraíram uma multidão grande o suficiente para apontar como um desafio à indústria multibilionária de cosméticos, que há tempos vende produtos ancorada nas celebridades mais aclamadas do mundo e com suas formas impecáveis exibidas em custosas campanhas de publicidade. Tutoriais online como os de Lauren não são uma ameaça, acredita Linda Wells, editora da Allure. Mas eles adicionam uma nova camada ao modo como os cosméticos são vendidos, afirmou. Eles também ajudaram a encorajar uma mudança no nosso pensamento sobre o que fazemos como uma revista.

Nós nos vemos como uma marca com uma vida impressa, uma conexão com a televisão e uma vida online, disse Linda. Essa nova avaliação é parte de uma resposta a quedas acentuadas nas propagandas ¿ os anúncios na Allure de setembro caíram perto de 28% com relação aos níveis do ano passado. Com tanta concorrência, seria ingênuo produzir somente uma revista impressa, disse Wells.

A própria Lauren advoga por mudanças. O que a TV e as revistas lhe dizem não é normal. Por anos tenho feito o que elas dizem e fico imaginando por que saí disso me sentindo inadequada.

Sou uma garota com visual razoável que não pode usar dez camadas de produtos para conseguir o efeito de máscara. O desencantamento, acrescentou, me fez firmar os pés. Já tivemos mentiras o bastante.

Até recentemente Lauren tinha pouco para vender além de sua sinceridade. Em uma indústria fixada em pele sem poros e uma deusa com estrutura de esqueleto, o fato de ela ser comum pode ser uma vantagem. Não sou a típica menina magrinha e estonteante, afirmou. Mas as pessoas sabem que comigo o que elas veem é o que elas vão ter.

Mesmo agora, seguindo a estreia de By Lauren Lauren, sua linha de maquiagem, Lauren permanece como a mercadoria real. O sucesso dela atraiu atenção a um grupo de similares. Há dezenas isoladas no YouTube, de acordo com Sadia Harper, especialista de programa em marketing de vídeos de estilo no YouTube, e elas foram listadas por marcas como MAC e Bobbi Brown.

A presença crescente de sites de vídeo como eHow, Vimeo, e claro, o YouTube, que tem 100 milhões de visitas únicas a cada mês só nos Estados Unidos, transformou esses sites e suas estrelas ¿ pessoas como Amy Powell e Sarah Victor  no YouTube ¿ em artistas influentes. (Lauren diz que não recebe para endossar as marcas que menciona.)

A emergência de vídeos de beleza de faça você mesmo no YouTube é um bom indicador do volume geral de interesse que as mulheres estão demonstrando por conteúdo online de vídeos de beleza, disse Marisa Thalberg, vice-presidente de marketing online global da Estee Lauder Cos. A empresa identificou a beleza como uma das cinco maiores categorias de conteúdo de vídeo que as mulheres procuram na rede.

Tais vídeos instrutivos estão aí para ganhar popularidade, afirmou Burstell da Liberty. Eles oferecem um lugar seguro para praticar, falhar e rir de si mesmo.

O YouTube está cada vez mais aumentando o conteúdo instrucional. Do final de 2007 ao de 2008, nossa contagem de acessos para conteúdos assim quase dobrou, e tem crescido desde então, disse Harper. Ela acrescentou que os clipes de 10 minutos sobre como maquiar os olhos estão entre as maiores atrações do YouTube.

Tutoriais como os de Lauren inspiram a confiança do espectador. Seus especialistas com estilo próprio tendem a distribuir elogios e críticas em igual medida, apontou Karen Grant, analista do NPD Group, então os espectadores sentem que estão recebendo um ponto de vista objetivo.

Gina Fret é uma dessas espectadoras. Sinto que ela não está tentando vender nada, disse Fret, 34, que foi na loja Sephora recentemente para tentar ver Lauren. É apenas ela dando um pouco de conselho sobre o que ela sabe e já experimentou.

Tamanho entusiasmo precipitou alguns na indústria a tentar fazer dinheiro com o sucesso de Lauren. A Sephora, por exemplo, vai fazer marketing para a linha By Lauren Lauren por meio de uma parceria exclusiva.

A rede tem oferecido tutoriais online por mais de um ano, mas os especialistas polidos não são páreos para Lauren e seus charmes. Lauren está trazendo algo como um público novo para nós, disse Alison Slater, vice-presidente de marketing da Sephora, e nós estamos trazendo um novo público para ela. Lauren vai continuar a demonstrar a linha na Panacea81, seu canal no YouTube .

Enquanto a maquiagem em si é um atrativo significativo, a maior ligação é com a ideia que pessoas reais também são celebridades, afirmou Slater.

A sedução não foi perdida em revistas de beleza e empresas de cosméticos. Seventeen, Glamour e Elle agora oferecem tutoriais no YouTube. Os tutoriais passo-a-passo da LOreal aparecem por meio de um link no site de Lauren. E Estee Lauder está acelerando os esforços para desenvolver conteúdo de vídeo para MAC, Clinique e Bobbi Brown Cosmetics, disse Thalberg.

A própria Lauren permanece incansável em sua busca por autoaperfeiçoamento. Comecei recentemente a me ensinar como criar bases de maneira certa, disse. Prossegui aplicando e aplicando até que ficou perfeito. Seus fãs certamente vão seguir.

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