A sombra esfumada fica bem para todas as mulheres. Aprenda a fazer essa maquiagem chamosa para arrasar à noite

Tendências vêm, tendências vão, mas alguns clássicos da maquiagem se mantêm sempre em alta. Esse é o caso do olho esfumado, estilo de aplicar a sombra amado pela maioria das mulheres. Embora seja tradicional, o esfumado possibilita que a mulher use a criatividade e se divirta com o visual.

Na quinta-feira (24), a personagem principal da novela Teresa, do SBT, chamou a atenção dos telespectadores ao usar esse olho poderoso no episódio 124.

Cena da novela Teresa, do SBT, onde a atriz chamou a atenção pelo olho esfumado preto
Divulgação/SBT
Cena da novela Teresa, do SBT, onde a atriz chamou a atenção pelo olho esfumado preto



"O esfumado é muito versátil”, explica a maquiadora Renata Rubiniak. “Pode ser sofisticado, divertido, rebelde, o que você quiser”. O desenho básico é simples: marca-se o côncavo da pálpebra e a linha dos cílios inferiores com uma cor escura. E o mais clássico de todos é o olho esfumado preto.

Antes de começar a maquiagem no olho, Renata lembra que uma pele bem feita é essencial para destacar os olhos e dar o ar profissional ao look. Ela ainda dá uma dica para a maquiagem pesada durar mais: passar primer nas pálpebras antes de aplicar a sombra.

Outra dica, útil para evitar borrões ao usar sombras escuras, é aplicar bastante pó embaixo dos olhos antes de começar a maquiagem. O objetivo é que o excesso de pigmento caia sobre o pó. No fim, é só pincelar tudo para longe, sugere a maquiadora Caroline San Cristobal, do Circus Hair.

1- Aplique a sombra preta em toda a pálpebra móvel

Lápis preto antes da sombra pode ajudar as iniciantes
Edu Cesar
Lápis preto antes da sombra pode ajudar as iniciantes



O visual é simples na teoria: apenas muita sombra preta. Mas, para ficar bonito, é preciso muita prática. Quem está começando deve ir aos poucos. Uma dica é passar o lápis preto por toda a pálpebra antes da sombra, o que ajuda a uniformizar e fixar a cor.

2- Esfume com sombra marrom

Com um pincel mais fofo, esfume o preto em direção à sobrancelha com sombra marrom
Edu Cesar
Com um pincel mais fofo, esfume o preto em direção à sobrancelha com sombra marrom



“Na hora de esfumar, um truque é usar a sombra marrom”, sugere Renata. Isso porque a sombra marrom cria um gradiente natural com mais facilidade do que o preto puro. Para usar essa técnica, aplique o marrom depois do preto, só no côncavo, e vá mesclando as duas cores com um pincel fofo.

3- Esfume o preto na linha dos cílios inferiores

Um dos segredos para valorizar o olhar
Edu Cesar
Um dos segredos para valorizar o olhar

Prolongue o preto esfumando na linha dos cílios inferiores para marcar mais o olhar e, se seus olhos pedirem por mais definição, nada impede o uso de um delineador rente à linha dos cílios superiores, mas sem o “gatinho”, pois isso descaracteriza o ar mais etéreo do look. 

Máscara, blush e batom arrematam o look
Edu Cesar
Máscara, blush e batom arrematam o look

Além disso, sempre finalize com máscara para cílios e blush, que não só dá um ar saudável à face como “acende” o olhar.

Outra sugestão para complementar um olho tão marcante e escuro é o batom nude. “O batom é opcional, mas deixa o visual mais completo”, conclui Renata.

O olho preto é sempre misterioso e um aliado da sedução, ótimo para usar e abusar não só nas festas de fim de ano, mas em comemorações, principalmente à noite, durante todo o ano.

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.