Beterraba e urucum são as sugestões mais comuns para quem quer colorir os lábios, mas não pode usar batom

O assunto vem à tona todas as vezes que se fala sobre os hábitos de beleza e o visual de Marina Silva, candidata à presidência . Por causa de uma alergia, Marina não pode usar batom e nem a maioria dos cosméticos e maquiagens. Mas isso não a impede de colocar uma corzinha nos lábios.

Muitas mulheres passam por esse problema, e muitas vezes se veem sem saída. Mas não precisa ser assim. O importante é descobrir qual elemento do batom causa a alergia. “O correto é procurar um médico dermatologista para descobrir o que pode e não pode ser usado”, aconselha o maquiador Vito Mariela, do Liceu de Maquiagem.

Quem não pode usar batom pode aplicar corantes naturais como suco de beterraba nos lábios
Edu Cesar
Quem não pode usar batom pode aplicar corantes naturais como suco de beterraba nos lábios


Coceira, inchaço e vermelhidão nos lábios depois de aplicar o batom são os sintomas mais comuns de alergia. “Batom que contêm lanolina em sua composição, ingrediente que vem da lã, pode causar alergia. Corante e gordura demais na formulação do cosmético também podem agredir as peles mais sensíveis e causar acne”, explica a dermatologista Ligia Kogos.

Leia também: Adeus, cara de cansada. Aprenda a deixar o olhar iluminado

Quem tem alergia ou sensibilidade aos batons deve evitar especialmente os que prometem longa duração. “Os ingredientes são mais aderentes a pele e também mais difíceis de sair, causando um pouco de irritação”, adverte Ligia.

A candidata à presidência Marina Silva é adepta do
Divulgação
A candidata à presidência Marina Silva é adepta do "batom de beterraba"

Alternativas
Para colorir os lábios sem sofrer com irritação da pele, Vito sugere “produtos de tratamento que ajudam com alergias e ainda têm um pouco de cor”. Nesse caso, é bom consultar um médico dermatologista.

Corantes naturais também são uma boa saída, e é justamente o que Marina Silva usa para pintar os lábios. “Ao ralar e espremer a beterraba, ela solta um suco de cor linda. Dá para cozinhar esse suco com açúcar e água, deixar engrossar e passar na boca” explica a maquiadora Nice Cavalcante, do salão Maria Beleza. Quanto mais camadas forem aplicadas, maior intensa a cor será. “O urucum também pode ser usado, mas o cheiro é mais forte, e pode ser abrasivo à pele”, avisa Nice.

Leia também: Dicas de maquiagem para mulheres maduras

Para um efeito mais bonito, faça uma leve esfoliação nos lábios com açúcar antes de aplicar esse “gloss natural”. Após a esfoliação os corantes naturais da beterraba aderem mais à pele.

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.