Movimento criado por blogueiras promove o uso moderado da maquiagem. Saiba como ficar bonita de "cara lavada"

Em uma pesquisa conduzida pela empresa Beurer no Reino Unido no começo de 2014, 2000 mulheres responderam perguntas sobre seus hábitos de beleza. Com os dados coletados, descobriu-se que, em média, a mulher britânica passa 13 horas por dia com maquiagem. Isso significa que mais da metade de sua vida está coberta por base, pó e batom. Já no Brasil, de acordo com pesquisa do instituto Sophia Mind, 85% das mulheres de classe B e C se dedicam diariamente à maquiagem e 80% consideram indispensável carregar um batom na bolsa.

Fora os problemas de saúde que podem aparecer com o uso exagerado de maquiagem, como acúmulo de metais pesados e surgimento de acne, o hábito constante de cobrir o rosto tem sido contestado por mulheres do mundo todo por exaltar ideais de beleza irreais.

Carol, Nuta e Marie, as blogueiras do Girls With Style, propõem terças-feiras sem maquiagem, e convidam as leitoras a participar, tirar foto e publicar nas redes sociais
Instagram / GWS
Carol, Nuta e Marie, as blogueiras do Girls With Style, propõem terças-feiras sem maquiagem, e convidam as leitoras a participar, tirar foto e publicar nas redes sociais


No Brasil, um movimento contrário tem crescido na blogosfera, encabeçado por blogs como o carioca Girls With Style (GWS), que lançou a campanha Terça Sem Make . As blogueiras sugerem às leitoras sair um dia por semana “de cara lavada”, e têm como objetivo libertar as mulheres de um conceito de beleza utópico e desgastante. “As pessoas são bonitas como são, todo mundo tem algo que não gosta em si mesmo e tudo bem.”, explica Carol Guido, uma das três autoras do GWS.

Ainda segundo Carol, a ideia surgiu motivada por experiências próprias: “conversando com leitoras e com Nuta e Marie, parceiras de GWS, percebemos o quanto a padronização da aparência está deixando as mulheres reféns de ficar o tempo todo com cara de capa de revista. Nós não vemos problema em maquiagem - adoramos, inclusive -, mas quando isso se torna uma obrigação, uma coisa que te deixa infeliz se não for feita, então quer dizer que temos um problema”.

Além de uma rotina menos corrida, as garotas do GWS pretendem ajudar as leitoras a levantar a autoestima, com ou sem maquiagem. “Nós achamos que o fundamental é se sentir segura e bem consigo mesma, então primeiro de tudo, achamos que a melhor coisa é cuidar da cabeça e da autoestima”, conta Carol.

A cantora teen Demi Lovato também estimula suas fãs a deixarem a maquiagem de lado de vez em quando
Twitter
A cantora teen Demi Lovato também estimula suas fãs a deixarem a maquiagem de lado de vez em quando

No entanto, sair com a cara nua não é tão simples. Mesmo as celebridades, quando aparecem sem maquiagem, fazem uso de alguns truques. De acordo com a dermatologista Thaís Pepe, para manter a aparência bacana é necessário manter uma rotina de cuidados com a pele. “Tratamentos com laser e peelings ajudam a manter a pele uniforme e sem manchas”, explica Thaís. Além disso, é importante usar cremes mesmo em casa, para hidratar e nutrir a pele. “Os cremes devem ser recomendados por um dermatologista e devem ser trocados, em média, a cada três meses para que a pele não fique saturada”, recomenda Thaís.

Além dos cuidados em casa, é importante lembrar que “cara lavada” é só uma expressão, pois sair sem make não é sair sem proteção. Thaís ressalta a importância do hidratante e do protetor solar no dia a dia , que ajudam a prevenir doenças cutâneas e ainda mantêm a pele com boa aparência e viço. Para quem tem pele oleosa, vale ainda usar um primer, que ajuda a segurar o brilho da pele sem cobri-la com pigmentos. Dormir bem e consumir água com frequência são outros hábitos que ajudam a manter a pele em dia. Por fim, os lábios devem ser hidratados durante a noite, para que não ressequem.

Para que o look não fique caído mesmo sem make, vale também caprichar nos cuidados com os cabelos e com as sobrancelhas e cílios. Pestanas e supercílios, por exemplo, podem se beneficiar da hidratação e da escovação diária, além de produtos para fortalecimento dos fios, como o colírio Latisse, vendido mediante prescrição médica.

Já os cabelos devem estar sempre limpos - lavá-los todos os dias é permitido, segundo Thaís - e devem manter um bom corte e coloração, pois podem passar impressões completamente diferentes de uma mesma pessoa. Segundo Patrícia de Oliveira, professora de visagismo na Faculdade Anhembi-Morumbi, o corte de cabelo ideal é feito pensando nos traços individuais de cada um e, também, no que a pessoa quer transmitir . “Se você deseja expressar dinamismo e alegria, indicamos cortes inclinados, com modelagem aberta (para fora) e desfiados contrastantes”, exemplifica Patrícia.

Embora cuidar do corpo seja fundamental, outra dica importante é investir em outras áreas para que a aparência não fique desleixada e, sim, saudável e confortável. As roupas, por exemplo, podem levantar ou derrubar o mais perfeito dos visuais. Segundo Patrícia, “nosso cérebro processa as imagens de maneira a colocar todas as cores que estão à nossa volta como suportes de contraste para nossa pele. Sendo assim, conhecer as cores que mais nos favorecem é fundamental para que possamos garantir uma harmonia completa no visual”.

A maquiagem, enfim, é mais uma opção do que uma norma e deve ser vista como um acessório que possibilita que a mulher se divirta e brinque, como destacam as meninas do GWS.

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.