Água, xampu, sabonete, lenço ou solução em spray? Saiba como limpar o acessório que não pode faltar no seu nécessaire!

Nem todas as mulheres têm aquela coleção imensa de pincéis de maquiagem. O comum mesmo é usar um para passar o blush, um para a base, um para aplicar a sombra nos olhos e, por fim, um último para esfumá-la. E todos eles precisam ser higienizados, porque acumulam sujeira, gerando proliferação de bactérias e fungos, que adoram lugares úmidos e escuros, além de se alimentarem de restos da pele depositados.

"Alguns são feitos de cerdas naturais, portanto, são similares aos nossos cabelos ou aos pelos dos animais. Por isso, precisamos lavá-os assim como lavamos nossos fios ou damos banho em nossos cachorros", diz a dermatologista Tatiana Jerez, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Limpar direito os pincéis evita contaminação na pele, e ainda prolonga a vida útil dos acessórios
Thinkstock Photos
Limpar direito os pincéis evita contaminação na pele, e ainda prolonga a vida útil dos acessórios


Higienização
A limpeza é importante não só para evitar irritações, acne, foliculite, alergias, coceira e vermelhidão no rosto, mas também para fazer o acessório durar muito mais tempo. "Coloque os pincéis em uma vasilha com água e xampu neutro ou sabonete antisséptico [a medida de um copo d'água e dois dedos de xampu já é suficiente]. Utilize um secador direcionando o ar no sentido das cerdas na temperatura morna ou fria para não danificá-las ou deixe-as viradas para cima secando naturalmente", explica Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia. Vale ressaltar que as esponjinhas de pó compacto, por exemplo, ficam sempre úmidas e por isso devem ser trocadas a cada 15 dias.

Helua Mussa Gazi, dermatologista e diretora da Clínica Belle Santé, em São Paulo, ensina outro método. "Faça a espuma nas cerdas em movimentos circulares. Use a mão como apoio, que deverá estar em forma de concha. Sem esfregar com força, lave abundantemente em água corrente fria ou levemente morna e deixe secar em um copo com as cerdas para cima ou apoie-as sobre uma toalha limpa."

No entanto, existe outra opção para quem quer praticidade ou precisa usar cores diferentes de sombra: os limpadores, que podem ser encontrados em perfumarias, como a marca Klass Vough, ou em lojas de cosméticos como MAC, Sephora e Contém 1g. "Em dias alternados, borrife o produto diretamente nas cerdas e limpe com um lenço de papel", conta Juliana Rakoza, maquiadora do Studio W. Isso deve ser feito em casos de emergência, porque a água será necessária em algum momento – é como se você tentasse disfarçar a oleosidade do cabelo com xampu seco ou talco em vez de lavá-lo efetivamente.


Juliana Rakoza ensina a lavar os pincéis de maquiagem: assista!


Juliana também recomenda os lenços de papel próprios para remover make, que acabou conhecendo quando esteve na Semana de Moda de Nova York. “No Brasil, só se encontra mesmo na internet. São pacotes com até 100 unidades que podem ser usadas dos dois lados. Quando vi, fiquei um pouco receosa, mas depois que experimentei, percebi que funciona mesmo.” É so passá-los nas cerdas para extrair produto – dica de ouro para quem vai viajar e não quer gastar tempo. Aliás, quando for guardar os pinceis no nécessaire, forre com plástico e evite guardar dinheiro e alimentos, como balas ou chocolate, lá dentro.

Recapitulando: os acessórios de cerdas naturais são mais frágeis que os sintéticos, por isso não devem ser lavados com produtos químicos, caso do demaquilante. "Para não errar, os pincéis devem ser encarados como cabelos. Os que têm fios naturais podem exigir o uso de condicionador após a lavagem", relembra Tatiana.


Alerta
Percebe-se que a acne foi causada por pincéis contaminados, principalmente quando se associa o início das erupções com a continuação da aplicação do pincel de maquiagem. Além disso, muitas vezes não surgem cravos precedendo as erupções, geralmente aparecem pústulas (espinha com pus).

É necessário fazer uma avaliação com um dermatologista para saber a real causa do problema, já que pode coincidir com outros fatores. “Mesmo assim, é essencial retirar a maquiagem antes de dormir para não obstruir os poros, respeitar o prazo de validade dos produtos e armazená-los adequadamente, assim como os pincéis”, conclui Macedo.

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.