Quer ficar bem nas fotos daquela formatura ou casamento, e chegar ao fim da festa com o look tão lindo quanto o do começo da noite? Preste atenção nas dicas, então!

Formaturas, casamentos e outros eventos formais sempre pedem por uma maquiagem que dure e fique bem nas fotos. Para criar um look perfeito e saber quais os melhores produtos para conseguir esse resultado, o Delas chamou a maquiadora Monique Couto, do Studio W, para tirar algumas dúvidas da leitora Ana Lígia Martins.

Acompanhe o passo a passo e se prepare para os bailes!


Pele
A pele é a parte mais importante da maquiagem e, em festas formais, fica ainda mais em destaque. Para começar, é necessário preparar a pele com um primer, que segura a oleosidade da pele e uniformiza a textura - além de facilitar a aplicação da base. “Se a pele for muito oleosa, acrescente um fluido matificante na zona do T”, recomenda Monique. Esse produto ajuda a secar a pele por mais tempo, o que é essencial para festas que prometem muitas fotos e agito na pista de dança.

Depois de preparar a pele, passe para a base, que deve ser HD e aplicada com um pincel. “Os produtos HD são mais leves e acumulam menos nas linhas de expressão, e ainda deixam um acabamento mais natural”, explica Monique. Para escolher a cor, deixe-se guiar pela cor do seu colo e não pelo pulso ou pelo pescoço. Assim, o tom fica uniforme.

Para a aplicação, a maquiadora prefere usar um pincel próprio para base, pois é possível cobrir mais usando menos produto, além de ser mais fácil de espalhar. Nessa etapa, não se esqueça de cobrir o pescoço e o colo com base, para que não aconteça o “efeito máscara”, em que o rosto fica com cor diferente do pescoço – fica muito feio nas fotos.

Com o rosto uniformizado, chega a hora do corretivo, que deve ser do mesmo tom da base e usado apenas para cobrir imperfeições. Para iluminar e ressaltar algumas áreas, Monique usa um iluminador sem cintilância, pois qualquer brilho fica muito evidente nas fotos. Esse produto deve ser aplicado sob os olhos, apenas no começo da olheira, no queixo e nas têmporas, formando um “v” deitado. Lembre-se de esfumar muito bem o iluminador com um pincel.

Escolha um blush suave e esfume em formato de “c” nas bochechas e têmporas. Nunca deixe a cor marcada: “O objetivo é dar uma cor que ninguém sabe de onde vem”, explica Monique. Para definir o contorno do rosto, passe um bronzer na raiz dos cabelos e na linha do maxilar, esfumando tudo muito bem. Por fim, aplique um pó finalizador em locais-chave, que podem ficar brilhantes, como as laterais do nariz e o canto interno dos olhos.


Olhos
Antes de partir para os olhos propriamente ditos, é fundamental arrumar as sobrancelhas. Se elas já tiverem um desenho natural, basta preencher com uma sombra de fundo frio (grafite, preto, marrom: depende do tom dos pelos). A cor deve ser aplicada com um pincel chanfrado do fim da sobrancelha até um pouco antes de seu começo e esfumada com um pente de sobrancelha. Se os pelos forem muito rebeldes, arremate com uma máscara de cílios incolor ou gel próprio para sobrancelhas.

Agora, chegou a vez dos olhos. Monique optou por fazer um olho colorido e fugir do tradicional olho preto. “Escolhi um berinjela, que é uma cor sóbria e discreta, mas ainda assim diferente”, ela explica. Se você estiver preocupada com combinar a cor do vestido e da maquiagem, Monique indica procurar cores opostas e discretas. O berinjela, por exemplo, fica muito bom com verdes escuros, mas é versátil e vai com azuis, vinhos e outras cores. “Outra dica é manter a temperatura das cores”, sugere Monique. Se o vestido for frio, como azul ou prateado, use sombras frias também.

Cor escolhida? Então prepare a pálpebra móvel com uma sombra cremosa ou com um primer de sombra. Monique escolheu a primeira opção, pois acredita que a sombra cremosa potencializa a cor e ajuda a esfumar melhor. Depois, pegue a sombra em pó com um pincel chato e aplique com batidinhas em toda a pálpebra móvel. Em seguida, escolha uma sombra mais escura, como um preto ou marrom, e aplique na parte externa da pálpebra, para marcar o côncavo e dar profundidade ao olhar. Monique prefere que essa sombra seja um pouco cintilante, pois fica menos marcada e é mais fácil para esfumar.

Com as sombras já aplicadas, esfume-as com um pincel fofo, sempre em direção à ponta da sobrancelha para o olhar não ficar caído. Para definir melhor o olhar, passe um lápis de olho na linha d’água e na raiz dos cílios superiores e inferiores. Suavize o traço esfumando com um pincel e aplique um pouquinho de sombra sobre o traçado inferior: isso evita que o lápis derreta e borre. Pegue então um pincel limpo e aplique uma sombra iluminadora marfim no arco da sobrancelha, para levantar o olhar.

Monique dá ainda uma dica bacana e diferente: pegue o mesmo blush que você usou no rosto e aplique no canto externo do olho, para ajudar a esfumar a sombra. Assim, o corado fica ainda mais natural.

Para finalizar, cílios! Passe uma camada generosa de máscara nos cílios superiores, prestando bastante atenção nos pelos mais externos. Depois que secar, aplique cílios postiços. “Para facilitar, eu costumo cortar os postiços na metade e aplicar só no canto externo do olho”, sugere Monique. A cola vai em todo o comprimento do postiço e você pode usar uma pinça para facilitar a aplicação.


Boca
Como os olhos estão bastante destacados e as festas formais costumam ter muitos comes e bebes, evite usar cores muito fortes nos lábios. Monique escolheu um batom de longa duração e um lápis de contorno nude. Assim, os lábios ficam desenhados, mas não pesam muito no look nem é necessário retocar o batom de cinco em cinco minutos.

Se seus lábios exigirem mais definição, contorne-os com o mesmo iluminador que foi usado nas têmporas e nas olheiras. Isso dá mais destaque para o desenho da boca.

Com o look já pronto, você pode borrifar um spray fixador de maquiagem. Esse passo é opcional, mas é uma boa ideia para quem pretende se jogar na pista e quer sair da festa com o mesmo look lindo que tinha quando entrou. Boa festa!

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.