Fácil e praticamente à prova de erros, novo jeito de aplicar batom já conquistou as celebridades. Aprenda a fazer o look em casa, passo a passo

As passarelas das semanas de moda e os tapetes vermelhos sempre ditam tendências para o mundo da beleza. Na última temporada, não foi diferente, e várias grifes apostaram na maquiagem imperfeita, mais natural - o que é ótimo, porque dá para copiar em casa sem problemas!

Liv Tyler, Jessica Paré, Sandra Bullock e Taylor Schilling têm algo em comum: usam batom manchadinho no tapete vermelho
Getty Images
Liv Tyler, Jessica Paré, Sandra Bullock e Taylor Schilling têm algo em comum: usam batom manchadinho no tapete vermelho


Parte desse look é o chamado stained lip, ou lábio manchado, em bom português. A ideia é simples: em vez de contornar e desenhar bem os lábios, aplica-se o batom manchadinho. Mesmo assim, aperfeiçoar o visual exige um pouco de prática, por isso o Delas chamou a maquiadora Monique Couto, do Studio W Iguatemi, para ensinar a criar o efeito.

“Para começar esse look, os lábios têm de estar bem hidratados, por isso capriche no hidratante labial”, explica Monique. Esse passo é importante porque os lábios hidratados facilitam o esfumado da cor na boca.


Depois de hidratar, escolha a cor e o produto. Para o primeiro look. Monique usou um brilho labial rosado em toda a boca e, no centro, um batom vinho arroxeado - os dois aplicados com batidinhas imperfeitas. “Para criar um esfumado natural, estilo boca de boneca, é bacana usar duas cores: uma mais clara e uma mais escura”, conta Monique. Para quem tem lábios grandes, é possível carregar mais na cor escura; já quem tem lábios pequenos, deve ter mais cautela.

Outra possibilidade para criar o look é usar um stain, aquele líquido bastante pigmentado que mancha a pele. A vantagem desse tipo de produto é sua fixação, pois, como ele “tinge” a pele temporariamente, resiste mais a esbarrões. Quando for aplicar o stain, comece por ele e, depois, passe a cor mais clara para criar o degradê. Isso para a cor grudar melhor na boca. Se quiser deixar os lábios mais centralizados, apague o contorno dos lábios com um iluminador sem cintilância.

Para quem gosta de maquiagens mais divertidas e conceituais, Monique fez um look “vampirinha”, com os lábios manchados de roxo. “Esse estilo lembra quando a gente bebe uma taça de vinho tinto”, compara Monique. Nesse caso, a maquiadora escolheu um batom mate roxo escuro e aplicou uma sombra por cima, para deixar mais fosco.

Como a ideia desse look é ser bem dramático, Monique apagou ainda mais o contorno natural dos lábios com corretivo, o que potencializa o efeito manchado. Essa técnica, aliás, pode ser usada com todas as cores, principalmente por quem tem os lábios carnudos e bem desenhados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.