Ele é necessário para limpar a pele, mas gera muitas dúvidas na hora da compra. Qual tipo escolher? Como aplicar? Todas as respostas aqui

Uma pele bem cuidada não depende somente de cosméticos de tratamento e uma boa alimentação, mas, também, de atenção aos detalhes, como a remoção da maquiagem. É justamente neste cenário que entra o demaquilante.

Mas não basta somente tê-lo em mãos, é necessária a escolha da versão correta do produto (entre tantos que existem no mercado) para uma pele livre de resíduos. E com a missão de sanar todas as dúvidas no que se refere ao produto em questão, logo abaixo um guia definitivo sobre este item que não pode faltar jamais na sua prateleira!

Remover direito a maquiagem é essencial para uma pele saudável
Thinkstock/Getty Images
Remover direito a maquiagem é essencial para uma pele saudável


Cremoso

Como é : por ter um aspecto mais denso, como o de um hidratante, o produto carrega na formulação, além dos agentes de limpeza, componentes hidratantes. Por ser cremoso, consegue remover a maquiagem mais pesada com mais eficiência sem agredir tanto a pele.

Indicado para : peles muito sensíveis ou com rosáceas por não proporcionar tanto atrito ou agressão à face no momento da limpeza facial.

Contraindicado : se sua pele é oleosa, fique longe desta versão que tem doses extras de ativos hidratantes na fórmula e pode proporcionar ainda mais oleosidade à derme. Caso use, a dica: logo após o demaquilante cremoso, lave o rosto com sabonete específico para pele oleosa e passe um tônico facial para equilibrar a ação hidratante na pele.

Dica do especialista : “O demaquilante cremoso pode ser um ótimo aliado na hora de retirar o batom mate da boca, este que é mais difícil de sair, deixando os lábios livres de qualquer sinal de cor”, sugere o beauty artist Gustavo Almeida, do salão Espaço Be, de São Paulo.

Bifásico

Como é : uma versão que traz no conteúdo duas fases: uma aquosa e outra oleosa. Tem como característica ser mais leve que os demais por ter uma quantidade maior de água na formulação, dissolvendo rapidamente a maquiagem.

Indicado para : retirar maquiagem à prova d’água, principalmente os produtos usados na região dos olhos.

Contraindicado : dever ser evitado em pele oleosa ou com tendência à acne. Se é o seu caso, prefira usar este tipo de demaquilante apenas nos olhos e boca, e apenas para maquiagem muito resistente à água. 

Dica do especialista : “Ter esta versão sempre à mão na hora de fazer a maquiagem é uma ótima pedida para consertar erros que surgem durante a produção do make, como o delineado gatinho, a máscara de cílios e o batom mate que sempre insistem em borrar”, sugere a maquiadora Giovanna Morrell, de São Paulo.

Lenço

Como é : toalhas umedecidas com componentes removedores de maquiagem e ativos de hidratação da pele. Com versões para todos os tipos de pele, é prático para carregar na bolsa ou levar em viagens.

Indicado para : retirar o make em locais que não se pode lavar o rosto ou em momentos que a preguiça fala mais alto. Entretanto, não substitui o uso de outro demaquilante e limpeza facial com sabonete, pois não retira todos os resíduos e sujeira da pele.

Contraindicado : para pele muito sensíveis ou com acne por causa do atrito que provoca na derme no momento do uso.

Dica do especialista : “Não deve ser usado todos os dias por não ter ação de limpeza tão eficaz como os demais. Vale carregar na bolsa para retirar a maquiagem no trabalho, no carro ou em viagens”, sinaliza a dermatologista Marcella Alves, da Clínica Les Peaux, do Rio de Janeiro.

Água Micelar

Como é : na verdade não é um demaquilante, mas, sim,uma loção facial que carrega na fórmula ativos que limpam e acalmam a pele, respeitando o equilíbrio fisiológico do tecido. O produto é o novo queridinho entre as mulheres que fazem o uso constante de ácidos ou passaram por algum procedimento estético facial que deixou a pele mais sensível e exige atenção redobrada em tudo que se aplica no rosto.

Indicado para : peles sensíveis ou com acne por ter ativos que ajudam a cicatrizar espinhas e acalmar a pele.

Contraindicado : na remoção de maquiagens à prova d’água, por não ter tanta eficácia.

Dica do especialista : “Por limpar, tonificar e hidratar de uma só vez, o produto é uma boa escolha para levar no nécessaire de viagem, já que ocupa o lugar de três itens cosméticos”, indica Giovanna Morrell.

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.