Quando usar cada um desses produtos? Tire essa dúvida de vez e veja 20 opções para complementar seu nécessaire de maquiagem

Ter aquela pele de seda, digna de atrizes de Hollywood no tapete vermelho, longe de qualquer imperfeição é um sonho. Sem vermelhidões, espinhas, cicatrizes, cravos, poros dilatados ou manchas. Mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela L'Oréal Paris em 2010, 64% das brasileiras não gostam de usar base por dois motivos: ou acham difícil aplicar ou acreditam que o produto deixa o visual pouco natural e com linhas de expressão aparentes.

É por isso que, aos poucos, o mercado tem atendido esses desejos femininos. Primeiro surgiu o primer, que forma uma película protetora na pele e a uniformiza para que a maquiagem seja aplicada. Mas logo quando as consumidoras estavam começando a entender sua função, chegou o BB Cream – o nome vem da abreviação de Beauty Balm ou Blemish Balm. E, então, as dúvidas pipocaram: quando usar um ou o outro? Qual é a ordem? Está errado ou não passar os dois juntos?

Para conseguir um visual perfeito, saiba como e quando usar o primer ou o BB Cream
Thinkstock
Para conseguir um visual perfeito, saiba como e quando usar o primer ou o BB Cream

Diferença
O primer prepara o rosto para a maquiagem, além de ajudar em sua fixação, e pode matificar, iluminar e disfarçar o indesejado. "Geralmente, ele é feito de silicone, material que ajuda a deixar a pele homogênea, facilitando a aplicação da base", explica a maquiadora Juliana Rakoza, do Studio W. O BB Cream, por sua vez, faz as vezes do primer e da base por ter pigmento que uniformiza o tom do rosto, além de agregar funções como protetor solar, hidratante e até ativos antioxidantes. Alguns dizem que o produto surgiu na Alemanha para proteger a pele de pessoas que se submeteram a procedimentos a laser. A versão mais conhecida, no entanto, é de que o Blemish veio da Coreia do Sul, onde caiu no gosto e no nécessaire das mulheres com a marca Missha.

De acordo com Juliana, existem BB Creams com diversas texturas no mercado, basta encontrar uma marca que combine melhor com o tipo de pele. "Como o produto possui propriedades nutritivas e proteção solar, o ideal é usá-lo com o rosto limpo. O que vale, para quem precisa de mais cobertura, é corrigir as imperfeições com corretivo e finalizar com pó facial na zona T", recomenda. No entanto, o dermatologista Marcelo Bellini alerta para algumas exceções. "Muitas mulheres trabalham expostas ao sol, como engenheiras, arquitetas ou até vendedoras. Por isso, é indicado que ela opte pelo filtro de espectro maior para ficar bem protegida, já que a maioria desses produtos tem FPS de apenas 15 ou 25, e depois aplique o BB Cream."

Com a falta de tempo no dia a dia, o queridinho das orientais surgiu como uma maneira prática para se maquiar e deixar a pele bonita, mas o primer não precisa ser deixado de lado. "Ele pode ser usado à noite, em conjunto com a base, para um resultado perfeito ou durante o dia para quem precisa de base de alta cobertura. Mas as mulheres têm preferido produtos que oferecem mais benefícios", afirma a maquiadora.

Mãos à obra
Depois da diferença esclarecida, surge a dúvida quanto ao jeito de aplicar os produtos. A boa notícia é que pode ser tanto com a ajuda de um pincel quanto com os dedos. Tanto faz. "As duas formas estão corretas", ressalta Juliana. Mas enquanto o primer deve ser aplicado em pequena quantidade apenas nas regiões em que há imperfeições, para não acumular produto após a base e o corretivo, o BB Cream deve ser espalhado por todo o rosto para não ocorrer diferença na pigmentação da pele. Outra dica é utilizar um pincel de duo fibra (misto de cerdas sintéticas e naturais) para o efeito ficar ainda mais suave.

Versões
Outros desmembramentos do primer já conquistaram as principais marcas. Um deles é o colorido: o verde disfarça o avermelhado das peles claras e rosadas, o rosado ajuda a tirar o acinzentado das escuras, e o lilás ameniza o amarelado das orientais e das morenas.

Na hora de se aventuras com as sombras, o primer para os olhos também virou item indispensável. Além de proteger a área, tão sensível, ele destaca as cores da maquiagem e ainda forma um filme transparente que evita linhas e o acúmulo de sombra. Para passar, é só espalhar com as pontas dos dedos.

Veja algumas opções de primers e BB Creams disponíveis no mercado
(preços pesquisados em outubro/2013)



SERVIÇO

Avon: 0200 708 2866
Benefit: (21) 3543.5949 ou www.sephora.com.br
Contém 1g: 0800 775 1300
Givenchy: 0800 170 506
Mary Kay: 4003.4620 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 16 31 13 (para as demais regiões)
L'Oréal Paris: 0800 701 6991
MAC: 0800 892 1695
Make B.: 0800 413 011
Make Up For Ever: 0800 170 506
Maybelline: 0800 701 0114
Natura: 0800 115 566
Quem Disse Berenice?: 0800 726 6482
Smashbox: 0800 892 1692


    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.