Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. no Brasil, apresenta as principais tendências de maquiagem para as próximas estações e avisa: visual perfeitinho não está com nada

Mulheres que nunca conseguiram fazer o traço do delineador perfeito, comemorem! O reinado da maquiagem impecável, sem nada fora do lugar, está com os dias contados. Pelo menos é isso que indica Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. no Brasil. Fabiana participa das semanas de moda nacionais e internacionais, e tem uma posição privilegiada para descobrir o que vai pegar nas nécessaires, penteadeiras e nas ruas, quando o assunto é maquiagem.


BOCA
“O look pin-up não é tendência para as próximas estações”, diz Fabiana, se referindo ao combo delineador impecável e boca vermelha muito bem delineada. O batom forte – vinho, pink, ameixa - não sai de cena, mas o jeito de aplicar é diferente.

Em vez de contornar os lábios com lápis de boca e preencher com batom, a sugestão é usar o dedo para aplicar a cor, dando leves batidinhas. “Até dá para usar o lápis de boca, mas, depois de delinear, passe o dedo por cima, como se quisesse apagar o traçado”, dá a dica. Desta forma consegue-se o borradinho-desejo.

Para as mulheres que detestam batom, a alternativa é brincar com as texturas dos glosses. O brilho molhado, quase plastificado, também está em alta.

OLHOS
Olho pintado de cores escuras e borrado. Esse estilo foi muito popular nos anos 90, época do movimento grunge, e agora volta com força total. Preto, cinza chumbo, verde escuro e vinho são cores que combinam muito com esse visual, excelente para ser usado à noite. Basta um bom lápis de olho para pintar a pálpebra generosamente e esfumar com o dedo. Pronto, look grunge. Quer modernizar? Aplique gloss ou óleo facial por cima do lápis, e ganhe um borradinho com textura.

Outra tendência forte para maquiagem nos olhos, e mais amigável para sair na luz do dia, são as sombras lavadas. Tons de cinza mais claro, lilás, malva, lavanda, tudo pode ser bem esfumado de forma a alcançar um resultado etéreo, de outro mundo. Para isso, pegue leve na quantidade de sombra, e passe o pincel suavemente, muitas e muitas vezes, para deixar a sombra bem difusa.

A sobrancelha, que já é destaque na maquiagem há várias temporadas, continua forte, mas, desta vez, não tão masculina. Se você já tem sobrancelhas cheias, não precisa se preocupar tanto em preencher, pentear, deixar impecável – um pouquinho de bagunça é recomendável. Mas isso não significa que dá para deixar de lado a pinça: cuidar da forma das sobrancelhas é essencial.

PELE
Neste aspecto, esqueça a imperfeição. Para poder usar ou a boca ou o olho borradinhos (evite usar os dois juntos) sem parecer uma desleixada, a pele tem que ser maravilhosa. E, nessa estação, pele maravilhosa significa pele aveludada.

Para conseguir o resultado desejado, hidrate bem a pele antes de aplicar a base. Escolha uma base que cubra bem as imperfeições mais leves da pele, e depois aplique corretivo onde for necessário – eventuais manchas, espinhas, olheiras, etc.

O que vai transformar a pele em veludo é o pó, que pode ser compacto ou solto, com cor ou translúcido. Mas nada de passar pó no rosto todo, indiscriminadamente. O que precisa ser mais aveludado é a parte central do rosto: testa, nariz e queixo. As têmporas devem manter o brilho saudável da pele hidratada.

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.