Não é preciso abrir mão do batom, gloss e máscara para cílios porque vai se expor ao sol; saiba como ficar linda na areia sem prejudicar a pele

Quem foi que disse que sol, areia e mar só combinam com cara lavada? Nada disso. Praia também é lugar de quem não abre mão de maquiagem. Com poucos cuidados e bom senso para não abusar, é possível ficar linda até nos momentos em que está mais relaxada.

Pode sim usar maquiagem na praia, mas prefira colorir os lábios e os olhos, e use cores alegres e divertidas
Thinkstock/Getty Images
Pode sim usar maquiagem na praia, mas prefira colorir os lábios e os olhos, e use cores alegres e divertidas


A primeira dica é investir em um protetor solar com cor, ou em uma base com boa proteção solar, de preferência com FPS acima de 30. “Prefira filtros solares com cor, assim, ficará maquiada e protegida contra a radiação solar. Usar um produto com as duas funções deixa o aspecto da pele mais leve, enquanto apostar em uma base comum por cima do filtro solar deixa a aparência pesada, engordurada, aumentando as chances de obstruir os poros e causar cravos e espinhas”, explica a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Érica Monteiro.

Para não pesar no look praiano, é melhor deixar as sombras, os delineadores e os iluminadores guardados na caixa de maquiagem, avisa Graziela Magliano, maquiadora do salão Top Milano. “O que cai bem é um rímel à prova d'água preto ou marrom, que dá um brilho no olhar. O interessante, na praia, é estar mais natural possível”, explica. É importante destacar que o produto tem de ser mesmo à prova d’água, afinal, ninguém quer ficar com cara de urso panda após entrar no mar. Andréa Jordão, maquiadora do Studio W, indica ainda um lápis colorido delineando o olho de maneira bem leve.

O blush em pó não deve entrar no visual de maneira alguma, segundo Graziela. “Às vezes, a pessoa quer dar um ar mais bronzeado e acaba se manchando toda”, fala. O ideal é deixar que o próprio corado do calor e do sol dê aquele aspecto saudável que buscamos ao longo do ano. “Nas pessoas de pele sensível, alguns pigmentos podem causar irritação ou dar alergia”, alerta Érica.

Já na boca, Andréa Jordão afirma que um protetor labial com cor é o mais indicado por sua praticidade. Ela ainda indica as cores que estão com tudo e devem aparecer caso a pessoa opte por um batom ou um gloss: laranja, coral e pêssego. “As cores abertas estão em alta”, garante.

Sem derreter

Um toque importante para não correr o risco de ver a maquiagem dar errado na praia é começar lavando bem a pele, antes de aplicar qualquer produto. “Lave com água e sabonete – ou com água e um limpador suave que substitua o sabão. Então, seque e aplique o filtro solar com base”, diz Érica.

Já à beira do mar, o conselho de Graziela é: quando a oleosidade chegar, não há nada que um pó translúcido não dê jeito. “Mas tome cuidado para não passar do ponto, pois pode ficar com o make comprometido, pesado e sem viço. Outro segredinho está no primer, que ajuda a fechar os poros, que, nesta estação, dilatam.”

Érica também chama atenção para o fato de que a base com filtro deve ser reaplicada a cada três horas, em média. “Essa frequência poderá aumentar em função do tipo de pele, da transpiração, de mergulhar etc.”

Leia também

Água termal é mais do que frescura
Deixe seus pés lindos neste verão
Dois penteados fresquinhos para usar no calor


    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.