Olhos escuros e claros podem ser realçados com a cor de sombra certa. Aprenda a valorizar seu olhar

Alguns truques de maquiagem são universais: funcionam para todas as mulheres, sem exceção. Pele bem feita e olhos delineados, por exemplo, valorizam os traços de todas. Mas, em outros casos, explorar as diferenças faz um bem danado. Na hora de escolher a cor da sombra é assim: dá para realçar a beleza natural de cada cor de olhos com a cor certa.

Esfumado preto ou marrom fica bem para todo mundo. Aqui a proposta é ir além, brincando com as cores. Para começar, como regra geral, tons claros realçam olhos escuros, e tons escuros realçam olhos claros. Mas olhos verdes se beneficiam de tons diferentes do azul, e do mel, e do castanho. Conversamos com maquiadores para descobrir qual cor de sombra valoriza mais o seu olhar.

Olhos castanhos e mel
Olhos castanhos e mel são comuns no Brasil, e que sorte têm as brasileiras: é bem fácil combinar sombras com esta cor de olhos. Nada fica ruim, mas algumas cores têm o poder de realçar o que os olhos têm de mais bonito.

“A cor castanha dos olhos é uma variação do amarelo, ou seja, contrasta com cores frias como o azul e o verde”, explica o make up artist da Clinique Willians Santos. Mas nada daquela sombra azul clarinha: prefira tons mais escuros.

"O azul marinho 'puxa' o fundo amarelho que existe nos olhos castanhos, que ficam bem destacados", explica a maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem. "Eu tenho olhos castanhos e quando uso sombra azul marinho fica lindo", completa.

Não precisa ter medo de usar essas cores na maquiagem. “A dica é esfumar a sombra colorida por todo o côncavo do olho, mas sem sair da região da pálpebra móvel. Isso camufla a cor e deixa a maquiagem mais natural”, ensina Santos.

Cara Delavigne usa sombra marrom com fundo avermelhado para destacar seu olhar
Getty Images
Cara Delavigne usa sombra marrom com fundo avermelhado para destacar seu olhar

Olhos verdes e azuis
É preciso buscar cores que contrastem com os olhos claros. Para isso, evite tonalidades suaves, que desaparecem na pele. Alessandra sugere sombras marrons, beterrabas e tons mais escuros, como o preto e cinza.

Sombras com cor de berinjela e tons arroxeados e avermelhados são recomendados. “Essa paleta de cor ressalta os olhos verdes e azuis com facilidade. A dica é: aplique um tom de lilás do canto interno da pálpebra móvel até o centro e, em seguida, esfume o canto externo com o tom berinjela”, ensina o maquiador da Frajo Pedro Henrique.

Para as mais discretas, cores terrosas, acobreadas e bronze valorizam os olhos sem pesar no visual.

Olhos pretos ou castanhos bem escuros como os de Halle Berry são realçados com sombras clarinhas e cintilantes
Getty Images
Olhos pretos ou castanhos bem escuros como os de Halle Berry são realçados com sombras clarinhas e cintilantes


Olhos pretos
Preto combina com tudo. A frase célebre é verdadeira, qualquer sombra vai bem com olhos pretos. Mas para chamar a atenção para seu olhar, escolha sombras iluminadoras. “Eu mesma tenho olhos pretos e consigo um efeito iluminado com tons de dourado”, conta a maquiadora Tânia Silva.

O velho truque de usar brilho para destacar uma parte do rosto também funciona. “Sombras com efeito cintilante destacam os olhos pretos”, explica a maquiadora da Vult Alessandra Espíndola, que concorda com Tânia quando recomenda tons de bronze e dourado.

Na hora de delinear os olhos com lápis, que tal deixar de lado o pretinho básico? “Tons terrosos, como marrom, café, cobre e até mesmo os acinzentados realçam os olhos pretos”, recomenda Pedro Henrique.

Leia também
Os batons vermelhos queridinhos das famosas
Maquiagem HD não é só para estrelas de TV
Aprenda a fazer três looks com maquiagem marrom

>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.