Maquiadores dão as dicas para fazer o rosto parecer menos redondinho; veja o passo a passo e aprenda a fazer em casa

Parecer mais magra é algo que a maior parte das mulheres almeja. Mesmo quem não está assim tão acima do peso gosta de achar uma roupa que faça as pessoas comentarem que ela emagreceu. Que tal então completar a produção com uma maquiagem que também tenha poder emagrecedor?

É possível, e o melhor: é fácil. Você só precisa de uma base mais escura que seu tom de pele, ou um pó bronzeador sem brilho, e de um iluminador em pó ou líquido. Uma sombra clara também pode fazer às vezes de iluminador.


Luz e sombra
Lembre-se das aulas de arte da escola: o que é pintado com cor clara fica mais iluminado e parece mais volumoso. O que é pintado com cor escura parece menos volumoso. Com base, corretivo, blush, iluminador ou pó bronzeador sem brilho você consegue realçar determinadas áreas do rosto e disfarçar outras.


A gerente de treinamento de maquiagem da Clinique Cristina Vicentini explica: “Aplicando o blush abaixo do osso da maçã do rosto e nas laterais das bochechas, em direção às têmporas, você consegue afinar o rosto.” Para as mulheres que têm o nariz gordinho, a dica também vale: “um corretivo mais claro ou um iluminador deve ser aplicado no alto do nariz, em linha reta, até quase a ponta. Nas laterais do nariz a base pode ser do tom da pele. O nariz vai parecer mais fino”.

Pó bronzeador sem brilho ou um blush marrom opaco também podem ser usados para definir o contorno do rosto. “Aplique o produto no osso do maxilar, abaixo do queixo e no topo da testa”, ensina o maquiador Thiago Alencar, da Archy Make Up.

Mas atenção: para o truque dar certo, os produtos devem ser bem esfumados, para não deixar linhas aparentes entre a parte que foi escurecida e a parte mais clara do rosto. A ideia é que o visual fique natural, e não muito marcado.

O truque dá certo no corpo também. A pele mais morena parece mais tonificada. Mas nada de torrar no sol sem protetor solar: use autobronzeador, que garante a pele dourada sem riscos para a saúde.


Agradecimentos
Maquiagem: Renata Rubiniak 
Modelo: Marília Machado

>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.