Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontam que 13% das rinoplastias são realizadas em jovens entre 15 e 18 anos

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508657223&_c_=MiGComponente_C

Muitos são os jovens que aproveitam as férias de verão para pôr fim, de uma vez por todas, aos inúmeros apelidos que recebem por conta do tamanho ou formato do nariz, como batatinha, águia, tucano, ou napa.

De acordo com o doutor Fabrício Torres, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por jovens do sexo masculino.

Enquanto as meninas priorizam o tamanho das mamas e o contorno corporal, os rapazes se incomodam mais com o tamanho do nariz ou seu formato (ponta arredondada demais, fina, arrebitada, larga ou caída). Alguns têm a auto-estima comprometida quando a giba (ossinho do dorso nasal) é muito pronunciada. Também é motivo de angústia a distância anormal entre os lábios e o nariz. Sem contar os casos em que a cirurgia plástica é solução para problemas funcionais, como o desvio de septo (septoplastia), diz Torres. 

A cirurgia plástica do nariz é um dos procedimentos cirúrgicos mais delicados. São realizadas incisões internas nas narinas e que dependem muito da experiência tátil do cirurgião. Daí a necessidade de se optar por um profissional com título de especialista. O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação, leva cerca de duas horas, e requer internação clínica de um dia, afirma o cirurgião. 

Torres diz também que a recuperação é relativamente tranqüila, exigindo 72 horas de repouso e entre sete e oito dias de uso de um nasal splint ¿ material de resina que substitui o antigo gesso e que permite ao paciente tomar banho no dia seguinte à cirurgia. O médico observa que nem sempre o tampão nasal é necessário e que o paciente deverá obedecer a um mês de resguardo de atividades físicas, podendo voltar à rotina normal gradualmente. Na volta às aulas, o visual estará totalmente novo, embora o resultado final costume a ser notado após seis meses.

Leia mais sobre: rinoplastia


Fonte: Dr. Fabrício Torres é cirurgião plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.