O personal trainer Rafael Aguiar preparou uma aula com exercicios leves voltados especialmente para as gestantes

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Atenc?o: antes de comecar os exercicios, leia nossa materia sobre os cuidados que voce deve ter antes de se exercitar enquanto estiver gravida e tire todas as suas duvidas.

Os exercicios s?o importantes, pois facilitam o trabalho de parto . Alem disso, conservam o corpo da mulher, evitam dores nas costas, a formac?o de culotes ou flacidez e melhoram a circulac?o. Quando a gravida pratica exercicios tem maior facilidade para recuperar o peso depois do parto.

Porem, algumas mulheres tem restric?es quanto a pratica, principalmente as que apresentam quadros de anemia, sangramento, diabeticas, hipertensas ou que ja tiveram parto prematuro em uma gravidez anterior. E muito importante que seu medico libere a realizac?o dos exercicios e faca o acompanhamento do tipo de treino.

Aula:


Exercicios:
Cocoras - com ele, a mulher aprende a controlar o musculo da pelvis e obter o relaxamento na hora certa do parto
- Nesta posic?o, a gravida deve contrair e relaxar a pelvis, como se estivesse segurando a urina. A atividade tambem permite que o feto deslize melhor no momento do nascimento.

Contrac?o da pelvis - essa atividade ajuda a posicionar o bebe corretamente
- Com m?os e joelhos no ch?o, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforco que o exercicio de cocoras.

Ponte: ajuda a evitar dor nas costas e no nervo ciatico (no quadril), que costuma incomodar as gestantes. Evita parto prematuro.

Sapinho: bom para fortalecer os musculos abdominais e os da pelvis. Ajuda no controle das forcas na hora do parto.

Alongamento: para dor nas costas
- Sentada, a mulher coloca as pernas abertas para a lateral e alonga para os dois lados e para frente.

Alem desses exercicios outras atividades como, caminhada sem muito esforco fisico, hidroginastica, natac?o e bicicleta (ergometrica) s?o recomendadas.

Em contrapartida, evite esportes competitivos , como basquete, volei, futebol etc. Durante a gravidez, devido as ac?es hormonais e a retenc?o de liquidos, as articulac?es ficam mais frageis. Por isso, a gravida deve evitar exercicios de alto-impacto como a aerobica.

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