Saiba a importancia deles e os cuidados que voce deve ter ao faze-los

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Cuidado, voce esta gravida! So pode engordar 9 quilos! Isso pode fazer mal para o bebe! Esses e outros conselhos s?o muito comuns de ouvir quando se esta gravida. Por isso e bem normal que a futura mam?e se sinta cheia de duvidas e ate um pouco culpada por querer se exercitar durante a gravidez. Mas o que e mito e o que e verdade?

Conversamos com duas profissionais, a ginecologista Nara Mattia e a professora de Educac?o Fisica (que ministra aulas de Yoga), Lelia Tonso Barbosa, para tirar todas as suas duvidas.

Assista o "Ginastica em Casa" com exercicios especiais para as gravidas

Qual a importancia dos exerci-cios para gestantes?
Apesar de nosso condicionamento fisico diminuir na gravidez, a falta de atividade fisica nesta epoca e um dos fatores que causam uma suscetibilidade maior a doencas durante e depois da gestac?o. E consenso que exercicios moderados durante a gravidez proporcionam inumeros beneficios para a saude da mulher, melhorando a resistencia e a flexibilidade muscular, por exemplo. Assim, a mulher suporta melhor o aumento de peso e melhora sua postura, o que evita as famosas dores lombares.

Exercicios aerobicos ajudam no controle do peso e reduzem o risco da diabetes gestacional (que afeta 5% das gestantes). Estudos tambem mostram que a pratica de exercicios fisicos na gravidez protegem contra a famosa (e temida) depress?o pos-parto. Exercicios que envolvem a musculatura pelvica previnem a incontinencia urinaria associada a gravidez.

A hora H tambem e facilitada pela ginastica: o tonus muscular facilitara o parto e ajudara na recuperac?o da forma fisica da mam?e. E mais um beneficio: com os exercicios, as trocas gasosas se tornam mais eficientes, o que ameniza muito a respirac?o dificil causada pela compress?o dos pulm?es pelo abdome, durante a gravidez.

Cuidados necessarios para quem esta gravida
As mulheres devem escolher atividades que apresentem pouco risco de perda de equili-brio e de traumas. O trauma direto ao feto e raro, mas e prudente evitar esportes de contato ou com alto risco de colis?o. Outro cuidado e n?o se exercitar vigorosamente em climas muito quentes e se manter sempre hidratada.

Com base em pesquisas, a revista Sports Medicine Australia elaborou as seguintes recomendac?es:

- Evite treinos em frequencia cardiaca acima de 140 bpm;
- Exercite-se tres a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos. Em atletas e possi-vel exercitar-se em intensidade mais alta com seguranca;
- Evite as contrac?es isometricas maximas, exercicios na posic?o supina ou em ambientes quentes ou piscinas muito aquecidas;
- Voce pode fazer ginastica no periodo da amamentac?o, desde que consuma uma quantidade adequada de calorias;
- Interrompa imediatamente os exercicios se surgirem sintomas como dor abdominal, colicas, sangramento vaginal, tontura, nausea ou vomito, palpitac?es e disturbios visuais;
- N?o existe nenhum tipo especifico de exercicio que deva ser recomendado durante a gravidez. A gravida que ja se exercita deve manter a pratica da mesma atividade fisica que executava antes da gravidez, desde que os cuidados acima sejam respeitados.

Quais os cuidados que devo tomar durante a ginastica?
Um hormonio chamado relaxina e liberado durante a gravidez. Este hormonio atua sobre todas as articulac?es do corpo da m?e, relaxando-as. Ent?o, um dos cuidados que se deve ter e com as articulac?es, pois elas estar?o mais frouxas. Na hora de apoiar as m?os no ch?o, por exemplo, se deve sempre apoiar a m?o (com os dedos fechados), e nunca a palma da m?o, com o punho fletido, por exemplo.

A frequencia cardiaca tambem deve ser monitorada constantemente, pois uma elevac?o acima do limite poderia trazer maleficios ao bebe e a m?e. A press?o arterial deve ser medida no inicio de todas as aulas, e, no caso de alterada, os exercicios s?o cancelados e o obstetra, avisado.

No caso de sangramentos, a mam?e tambem n?o deve praticar exercicios antes da avaliac?o medica. Gestantes com mais de um feto devem ter acompanhamento mais cuidadoso, pelo risco do parto prematuro, e supervis?o constante do professor.

Quando os exercicios durante a gravidez s?o contra-indicados?
O exerci-cio regular e contra-indicado (de forma absoluta ou relativa) em mulheres com as seguintes complicac?es:
- Problemas cardiacos
- Tromboflebite
- Embolia pulmonar recente
- Doenca infecciosa aguda
- Risco de parto prematuro
- Sangramento uterino
- Isoimunizac?o grave
- Hipertens?o
- Suspeita de estresse fetal
- Paciente sem acompanhamento pre-natal
- Anemia
- Doencas tireoidianas
- Diabetes mellitus
- Obesidade morbida
- Historico de sedentarismo extremo

Atenc?o: cada gestante deve, antes de tudo, procurar seu medico e ter liberac?o para praticar exercicios. Depois disso, deve ter sempre ao seu lado um bom profissional da area de Educac?o Fisica, para que o exercicio transforme esse periodo especial que e a gravidez em momentos de bem-estar, conforto e seguranca.

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