Reprise da célebre novela promove visita nostálgica aos looks dos anos 80

Divulgação/ TV Globo
Ricelli e Glória Pires em cena elogiada pelo beauty stylist Max Weber
Mais de vinte anos após sua exibição original, a novela "Vale Tudo" ainda detém alguns trunfos: mantém-se entre as dez de maior audiência da história da televisão brasileira e ostenta o mais aguardado “quem matou?" – é só no final que o telespectador descobre quem matou Odete Roitman (Beatriz Segall). 

A reprise da trama, que acontece no canal pago Viva desde o começo do mês, tem mobilizado os assuntos das redes sociais. Mas, diferentemente da ousadia vilania de Maria de Fátima (Glória Pires), nem tudo que virou moda entre os telespectadores em 1988 agrada agora.

A franja-febre da personagem Solange (Lídia Brondi) é um exemplo. O look que virou hit não cola mais. "É um corte dramático com franja mais marcada, mesmo assim remete um ar romântico, jovial. Poucas pessoas se adaptam", diz o cabeleireiro Wanderley Nunes.  

Ver a diferença do que era moda há duas décadas e o que é considerado bonito hoje faz parte da graça da reprise. E, às vezes, as semelhanças surpreendem. "Eu amo os looks", diz o beauty stylist Max Weber. Ele concorda que o cabelo mais famoso da exibição original da novela é marcado demais para os dias de hoje, mas acredita que o estilo encontra versões atuais. "Agora temos a Mayana Moura (a Melina da novela "Passione") com o comprimento menor", lembra.

O cabelo de Heleninha Roitman (Renata Sorrah) faz sucesso entre os profissionais. "É um pigmalião muito usado na década de 80", explica Wanderley. "O da Renata é super rock. Acho incrível e sempre passa por releituras, é usado e sempre reinventado", elogia Max Weber. "A modelo Isabeli Fontana usou esse corte há uns dois anos".

Já o penteado de Maria de Fátima na fase pós-Foz do Iguaçu é atemporal. "É um chanel clássico romântico, mais marcado, bem simétrico estilo Amélie Poulain", diz Wanderley. A personagem de Glória Pires recebe elogios não só pelo cabelo. "Adorei o figurino desta cena em que ela está com o Ricelli. A maquiagem bem suave. Amo os looks", diz Max Weber.

Mais beleza de novela: O batom de Melina, o cabelo de Diana e outros sucessos atuais

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.