Marcos Proença, Marco Antônio de Biaggi e outros profissionais apontam as tendências da temporada

Inspirados nas passarelas e editoriais de moda, os cabelos e looks do inverno 2011 serão clássicos e mais sóbrios. Os fios mais escuros, na altura dos ombros, e a boca vermelha são as apostas de Marco Antônio de Biaggi, Celso Kamura, Fernando Torquatto e outros profissionais renomados para a estação mais fria do ano.

Isabeli Fontana passa pelas mãos de Biaggi (esquerda) e Paloma Bernardi exibe os cachos em tom chocolate (direita)
Reprodução/Twitter
Isabeli Fontana passa pelas mãos de Biaggi (esquerda) e Paloma Bernardi exibe os cachos em tom chocolate (direita)

“Usamos sempre três ou quatro tons misturados no cabelo, mas caramelo, dourado, chocolate e marrom são cores que estão em alta”, adianta o hair stylist Biaggi. Ele usa nomes inusitados para definir as tonalidades: “Tem o marrom âmbar dourado, o hot chocolate, o hot brownie, que é da cor do doce, e vai até o dark chocolate, bem escurão”, explica.

Queridinho das celebridades, Biaggi diz que é possível continuar loira na estação, adotando tons amanteigados, camomila e mel, mas o momento é mesmo das morenas. A atriz Paloma Bernardi, a top Isabeli Fontana e as apresentadoras Sabrina Sato e Ana Paula Padrão passaram recentemente pelas mãos dele para escurecer os fios.

Cabelos com toque avermelhado também são uma boa pedida no frio. O ruivo que antes era bem destacado ganhou um ar mais moderno em tons queimados e desbotados, apelidados pelo profissional de “conhaque quente, toasted cinammon e strawberry blond”.

Cortes e penteados
Produções elaboradas saem de cena no invenro e dão espaço aos looks mais simples e fáceis de fazer. Além do tradicional rabo de cavalo , os coques e tranças vistos nas passarelas já caíram no gosto popular. “Qualquer preso vira uma ótima opção porque são harmoniosos com as golas e acessórios usados na estação”, diz o hair stylist Marcos Proença.

Em relação aos cortes, o “novo longo” é o principal destaque. Os fios na altura dos ombros e com textura natural são um ícone da temporada, segundo o maquiador e hair stylist Celso Kamura. “Pode alternar entre acima e abaixo do ombro, mas as pontas precisam ser suaves pra ter movimento”, completa o hair stylist Julio Crepaldi.

Maquiagem de inverno
Os lábios vermelhos, clássicos e marcantes, já ganharam as ruas, passarelas e editoriais. A cor vibrante virou queridinha e deve continuar forte no inverno 2011. “Uma gama completa de vermelhos, que vai do coral até o vinho, deve chegar por aí. O marrom e o nude também chamam atenção na estação”, conta Kamura.

O batom vermelho está em alta na temporada
Tricia Vieira / Fotoarena
O batom vermelho está em alta na temporada
O look pede cautela para não ficar exagerado: bocão vermelho não precisa de complementos. “O olho deve ser mais simples’, explica o maquiador Cayo Lanza, que aposta em na aparência mais clean para a temporada. “O blush perde espaço, quanto mais natural, melhor”, completa.

Se a opção for uma maquiagem com olho bem produzido e boca mais discreta, uma variedade de cores frias chegam ao mercado para o inverno. Kamura diz que essa é uma boa oportunidade pra fugir do tradicional look preto no olhar: “Dá pra substituí-lo por cores escuras que dão o mesmo efeito, como o verde militar, azul marinho, cinza e marrom”. Para o maquiador Fernando Torquatto a moda vai tender para os tons metalizados. “Sombras em tom de lilás, berinjela, turquesa, grafite e chumbo farão sucesso”, aponta.

A dica é variar a cartela de cores na hora de preparar o olho esfumado, mas sem deixar de lado o delineador, sempre é um clássico, e as grossas camadas de máscara de cílios, que realçam o olhar e finalizam a produção.

Antes e depois
A convite do Delas, Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo, mostra como montar um look de inverno. O profissional transformou a leitora Fernanda Massaferro, que desejava escurecer os fios e atualizar o visual. “Optei por dois tons de tonalizante para fechar a raiz e deixar os fios mais dourados e uniformes”, explica ele.

Após quase seis horas no salão, a fonoaudióloga comemora: “Meu cabelo estava totalmente verão, com as pontas bem clarinhas e comprido. Ficou ótimo e o corte vai ser bem fácil de arrumar”. A make com boca vermelha e pele simples completou o visual.
Veja também:
Batom ou gloss? Como abusar do vermelho sem errar
Máscara para cílios gira automaticamente
______________________________________________________________________________

Agradecimentos:
Salão Galeria
Júlio Crepaldi (cabelo) | Lu França (maquiagem)
(11) 3078-8888

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.