Débora Lyra conta como se preparou para o concurso e quais são seus cuidados de beleza

As medidas da Miss Brasil: altura 1,80 m, peso 59 kg, quadril 90 cm, busto 93 cm e cintura 63 cm
Tricia Vieira / Arena Foto
As medidas da Miss Brasil: altura 1,80 m, peso 59 kg, quadril 90 cm, busto 93 cm e cintura 63 cm
Débora Lyra, 20 anos, começou a participar de concursos de beleza muito cedo, aos doze. Ganhou nove das onze disputas que enfrentou, e a mais importante entre elas, o Miss Brasil 2010, chegou na noite do último sábado (07).

Determinação parece ter sido o grande trunfo da Miss Minas Gerais: ela fez tratamentos estéticos por dois anos, estudou inglês e até escureceu a cor dos cabelos com base em estatísticas: as vencedoras dos últimos quatro anos eram morenas.

Ao Delas, a Miss Brasil 2010 fala sobre seus cuidados de beleza e conta como se livrou de 15 quilos indesejáveis.

Delas: Você já esteve 15 quilos acima do seu peso ideal, como reconquistou a boa forma?
Débora Lyra: Fiquei acima do meu peso duas vezes. Para emagrecer, na primeira vez, apenas fechei a boca. De um dia para o outro acordei e coloquei na cabeça: “Tenho que emagrecer”, e consegui. Como engordei novamente, na segunda vez resolvi reeducar minha alimentação e fazer academia, só assim foi possível emagrecer de uma forma mais saudável e permanente.

Delas: Atualmente você faz dieta?
Débora Lyra: Não sou a favor da dieta por que você até emagrece, mas pode engordar tudo de novo. Prefiro fazer uma reeducação alimentar porque consigo levar essa rotina por mais tempo e é muito saudável.

Débora vencedora do Miss Minas Gerais ainda com os cabelos castanho claro e o depois durante o Miss Brasil 2010 com os fios escuros
*Reprodução
Débora vencedora do Miss Minas Gerais ainda com os cabelos castanho claro e o depois durante o Miss Brasil 2010 com os fios escuros
Delas: Por que você escureceu os cabelos?
Débora Lyra: Essa cor é resultado da junção de opiniões de diversos cabeleireiros. Durante o tempo que passei nos Estados Unidos conversei com alguns profissionais que recomendaram um tom mais escuro, para dar destaque ao meu rosto. Falei também com a equipe do “Miss Brasil” e avaliamos a possibilidade, além de estudar as estatísticas dos concursos anteriores para morenas. Como as repostas foram só positivas, escureci um pouco. Ficou um castanho escuro intenso.

Delas: Já fez algum tipo de cirurgia plástica?
Débora Lyra: Não. Apenas tive uma rotina rígida de preparação e cuidados. Acordava, ia para a academia e depois para a clínica de estética fazer os tratamentos com agulha. Quando mais via os resultados, mais me achava linda. A autoestima ajuda qualquer mulher!

Delas: Você é do tipo que gosta de malhar?
Débora Lyra: Sim, adoro! Fico geralmente duas horas na academia. Faço exercícios aeróbicos para queimar gordura e musculação só para enrijecer. Tenho muita facilidade para ficar musculosa, então procuro fazer só um pouquinho de musculação.

Delas: Você já fez aplicação de botox ou silicone?
Débora Lyra: Não, nunca fiz.

Delas: Uma miss precisar ser 100% natural?
Débora Lyra: Acho que não. Se for para o benefício da miss e ela se sentir bem, então é válido fazer algum procedimento. A miss é uma mulher normal, como qualquer outra e tudo bem se ela recorrer ao botox ou silicone para ficar mais bonita.

Delas: Quais são os principais tratamentos estéticos para você?
Débora Lyra: Eu fiz diversos tratamentos estéticos para o concurso. A drenagem linfática foi necessária para eliminar o inchaço e ajudou bastante. Fiz também sessões de mesoterapia, para combater a celulite, e de eletrolipoforese, que é ótima para reduzir gorduras localizadas.

Delas: Como costuma usar a maquiagem?
Débora Lyra: Não dispenso o lápis preto nos olhos. Posso estar doente e de cama, mas sempre estou de lápis preto! Para os eventos capricho na maquiagem e uso tudo que tenho direto: base, corretivo, pó, blush, máscara de cílios e batom, mas sempre privilegiando os olhos com sombras escuras.

Delas: Quais são seus cuidados diários com a pele e os cabelos?
Débora Lyra: Quando eu era pequena minha mãe dizia: “Filha, use sempre creme hidratante”. Por isso, desde muito cedo faço uso de cremes faciais e corporais. Atualmente aplico toda noite um produto com vitamina C e, durante o dia, só protetor solar. Nos cabelos uso produtos termo-ativos para proteger do calor do secador, babyliss e chapinha, e também passo silicone nas pontas.

A Miss Brasil 2010 não é a favor da dieta e afirma que perdeu 15 kg com uma reeducação alimentar
Tricia Vieira / Arena Foto
A Miss Brasil 2010 não é a favor da dieta e afirma que perdeu 15 kg com uma reeducação alimentar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.