Farra e excessos são a cara do carnaval. Agora que acabou, é hora de recuperar a beleza e a saúde da pele e dos cabelos

Abusou nos dias de carnaval? Agora é a hora de se recuperar
Thinkstock/Getty Images
Abusou nos dias de carnaval? Agora é a hora de se recuperar

Os dias de carnaval são deliciosos, mas implicam em danos para a beleza da pele e dos cabelos. Maquiagem, glitter, spray de fixação e outros itens usados para complementar a fantasia podem deixar resquícios que prejudicam a cútis e os fios. Além disso, excessos de bebida e comida e pouco sono também afetam de uma forma geral a beleza.

Comece a recuprar os danos já. Se precisa ir para o trabalho sem cara de ressaca, a dermatologista Karla Assed dá uma sugestão simples de fazer em casa: "Encha um recipiente com água mineral e gelo, e mergulhe o rosto algumas vezes. A pele fica viçosa e macia", afirma.

Os cabelos merecem uma aplicação de xampu de limpeza profunda ou antirresíduos, para eliminar tudo o que foi aplicado durante os dias de folia, e, na sequência, uma boa máscara hidratante ou de recuperação dos fios. Se puder, vale visitar um salão de beleza. “O ideal é que a primeira hidratação seja feita no salão e as próximas podem ser feitas em casa, com o produto ideal para reparar os danos do seu fio", afirma Lucia Santana, coordenadora técnica das cabeleireiras do Instituto Beleza Natural.

As dicas para proteger os cabelos dos danos do verão  ainda valem, já que a estação não acabou, e em alguns lugares do Brasil o sol e o calor não deram trégua. A dermatologista Ligia Kogos aconselha a deixar secador e chapinha descansando um pouco durante a estação. "Deixe os fios respirarem", sugere Ligia.

Veja abaixo alimentos do bem e do mal para a beleza



Para recuperar a pele do corpo , a dica é: banhos curtos e mornos ou frios, com pouco sabonete e nada de esponjas ou esfoliantes. Depois da chuveirada, vença a preguiça e use bastante hidratante. "Escolha os que tem ceramidas, ureia ou glicerina", sugere a dermatologista Márcia Grieco.

Aproveite para se alimentar direito depois dos dias de excessos. Se você pegou pesado na bebida e ganhou alguns quilinhos, veja o cardápio que a nutróloga Ana Luísa Vilela montou para emagrecer até quatro quilos em duas semanas .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.