A pele e o cabelo das mulheres negras têm particularidades que devem ser respeitadas. Aprenda e valorize sua beleza

Você sabe valorizar sua beleza natural? A atriz Juliana Alves, uma das mulheres mais bonitas do país, dividiu com o iG Delas os seus cuidados com pele e cabelo. Difícil encontrar uma pele tão bonita, mesmo sem maquiagem, e um cabelo cacheado ou crespo com hidratação e volume impecáveis - e sem aplique!

Juliana Alves, aos 33 anos: 'Tirar maquiagem antes de dormir, água termal e hidratação no cabelo são fundamentais'
ig
Juliana Alves, aos 33 anos: 'Tirar maquiagem antes de dormir, água termal e hidratação no cabelo são fundamentais'



Hidratação do cabelo

"Principalmente nessa época de sol, mar e piscina, é importante hidratar bem o cabelo para evitar os danos e usar produtos à base de óleos e leave-in, que ativa bastante meus cachos".

Água termal

"Durante o dia, após acordar e limpar a pele, jogo água termal e deixo secar naturalmente. À noite, antes de dormir, repito quando dá".

Lesões e doenças específicas

"Tenho uma dermatologista que cuida especialmente de pele morena e negra, porque a gente tem que ter alguns cuidados para evitar lesões e doenças muito específicas do meu tipo de pele".

A seguir, veja também dicas de profissionais para cada caso e arrase naturalmente bonita.


MAQUIAGEM

Embora o Brasil seja um País com a população bastante miscigenada, não é fácil encontrar uma gama de maquiagens que atenda a todas as tonalidades de pele existentes. Frequentemente as bases e corretivos deixam as peles negras com um tom acinzentado ou alaranjado. 

Para conseguir bons resultados, é preciso aprender a experimentar os produtos do jeito certo, e, se necessário misturar mais de um tom para obter a cor exata, sem falhas. 

O maquiador Willians Santos, da Clinique, deu as melhores dicas para maquiar pele negra com a ajuda da leitora do Delas Paula Coelho

Willians Santos ensina a leitora Paula Coelho a valorizar a beleza sem errar na maquiagem
Bia Ferrer














PELE

A característica mais marcante da pele negra é, claro, a maior quantidade de melanina, o que confere uma maior resistência aos malefícios do sol. Outra vantagem da pele negra é ter mais colágeno, e, portanto, mais elasticidade. Dessa forma, os sinais da idade são menos evidentes nos negros do que nos brancos.


Por outro lado, a pele negra é mais suscetível a manchas. Qualquer agressão a derme, como as causadas por depilação, espinhas ou queimaduras, podem se transformar em manchas duradouras. Por isso a pele negra pede cuidados específicos. 

Especialistas em dermatologia e cirurgia plástica falam sobre os cuidados especiais que os negros devem ter com a pele.

CABELOS

Quem opta por usar os cabelos na textura natural às vezes pena até descobrir as melhores maneiras de tratar e estilizar os cachos. Era o caso da leitora do Delas Juliana Taliberti, que abandonou o alisamento, mas não sabia muito bem como cuidar dos fios naturais.

O cabeleireiro Fernando Fernandes recebeu Juliana em seu salão e ensinou passo a passo como ter cabelos crespos de arrasar

Juliana aprendeu a cuidar dos cachos e fazer um look sofisticado
Edu Cesar


    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.