A 'moldura do olhar' cada vez mais marcante está em alta. Se você não nasceu assim, aprenda como chegar lá

Celebridades como a modelo Cara Delevingne e as atrizes Lily Collins e Maria Casadevall ostentam sobrancelhas grossas e marcantes. Por causa de mulheres como elas, a “moldura do olhar” bem preenchida entrou na moda com tudo.

Mas nem todo mundo nasceu com essa fartura de pelos nas sobrancelhas, e mesmo gente que já teve os fios grossos pode ter tirado muito em determinada época da vida e acabado com falhas.


Para quem quer aderir à moda, no entanto, nem tudo está perdido. “Para começar, não tire os pelos em casa. Sem dúvidas você acaba fazendo alguma falha”, alerta o beauty artist Mario Silva, do salão Esmell Leblon, no Rio de Janeiro. Confiar as sobrancelhas a um especialista, com fidelidade, é o ideal. Cada profissional faz as sobrancelhas de um jeito, e variar, nesse caso, pode resultar em falhas também.

Evite tirar os pelos com cera, aliás. Além do enfraquecimento dos fios, esse método de depilação pode causar flacidez e manchas na pele com o passar do tempo, explica a dermatologista Gabriella Vasconcellos.

Cuide das sobrancelhas com o carinho que você dedica aos seus cabelos. Penteá-las ou escová-las diariamente, para deixar tudo no lugar, ajuda a educar os fiozinhos. “Passar pomadas ricas em pró-vitamina B5, como o Bepantol, pode ajudar no estímulo do crescimento dos fios”, afirma a especialista em sobrancelhas e micropigmentação Fátima Bahia.

Engrosse
Mas se a sua sobrancelha é realmente muito fina, você tem algumas opções de tratamento e maquiagem. Existem alguns produtos no mercado, como o Latisse, que são feitos para estimular o crescimento dos cílios, mas que também dão bons resultados nas sobrancelhas. “Mas é necessários haver acompanhamento médico para esse tipo de tratamento, já que as substâncias químicas do remédio podem causar reações adversas na pele”, alerta Gabriella.

Enquanto a sobrancelha não engrossa, uma alternativa é a maquiagem. Depois de pentear os fios, identifique as falhas ou onde e como gostaria de preencher as sobrancelhas, e com sombra em pó, lápis ou um produto específico, vá pintando aos poucos. Mão leve nessa hora, para não ficar com aspecto artificial.

Micropigmentação
A micropigmentação é outro bom recurso para quem quer sobrancelhas mais grossas. “Usamos uma agulha bem fina que vai injetando pigmento para dar cor a pele, em desenhos que imitam os fios” explica Fátima.

A micropigmentação não é como a maquiagem definitiva ou tatuagem, que foram populares em outras épocas. “A aplicação do pigmento é superficial, então o efeito dura de seis meses a um ano. Após esse período é necessário fazer retoques”, diz Fátima.

A novidade, agora, é a micropigmentação 3D, que trabalha com volume e profundidade. São usadas duas agulhas em vez de apenas uma, e assim mais tons de pelo podem ser reproduzidos na pele.

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.