Quer aderir à beleza dos anos 1970 da nova novela das 18h sem ficar com cara de festa à fantasia? Siga as dicas dos experts

A nova novela das 18h da Rede Globo, Boogie Oogie , se passa em uma década icônica para a moda e a beleza. Os anos 1970 são marcantes tanto pelas roupas, como calças boca de sino e blusas brilhantes, quanto pela maquiagem e cabelo, nada discretos. Junto com a novela, o look da década volta à moda, então investigamos como entrar nessa onda sem ficar com cara de festa à fantasia.


Cabelos
Em uma palavra, podemos definir os cabelos dos anos 1970 assim: volumosos. Basta lembrar do visual das protagonistas de “As Panteras”, série que foi produzida de 1976 até 1981. Segundo o cabeleireiro Thony Rodrigues, do salão Jacques Janine, em São Paulo, “é esse estilo que está de volta, bem repicado e até armado”.

Em caso de medo de repicar os fios loucamente, a alternativa é frisar, e ganhar volume com finalizadores . “Hoje os cortes desfiados são mais naturais, então para conquistar o look dos 1970 pode-se usar babyliss ou um frisador. É uma atualização do visual, com textura mais leve”, indica Rodrigues.

Para os cabelos irremediavelmente lisos, a franja é a grande aposta. Grossas, na altura dos olhos, como a da atriz Alessandra Negrini, voltarão com tudo agora, no segundo semestre. Cabelos curtos e bem desfiados a la garçonne como os de Leonor, personagem da atriz Rita Elmor, são uma grande aposta da novela.

Acessórios
Para quem quer dar um toque de 1970 no look, mas sem mudanças radicais, a dica são os acessórios. “Faixas na testa e rabos de cavalo altos com acessórios coloridos se encaixam perfeitamente nessa categoria”, explica Rodrigues. “Os elásticos de cabelo coloridos como os que a apresentadora Xuxa costumava usar estão de volta”, diz Adriana Neto, do salão Esmell Leblon, no Rio de Janeiro.

As mais românticas podem escolher inspirar-se no look hippie chic de Sandra, vivida por Isis Valverde. Para isso, adote as coroas de flores , que já estavam reinando no mundo da beleza e ganharão mais força ainda, segundo Adriana.

Maquiagem
Podemos definir duas vertentes de maquiagem dos anos 1970: a hippie e a disco. A primeira é bastante reinterpretada atualmente. “Com tons mais opacos e nude, tanto para os olhos quanto para a boca, os looks hippie-chic têm a ver com a vestimenta da época, couro e flores”, opina Chloé Gaya, maquiadora do salão Jacques Janine.

A maquiagem em tons naturais já era tendência, e a novela só reforça o visual mais simples. “Até o olho gatinho é diferente: uma linha de delineador bem rente aos cílios é o que basta para uma make do cotidiano” afirma Adriana.

Já o movimento disco está muito mais ligado à noite. Cores vibrantes, muito glitter, brilho e tons metálicos voltam ao olhar da mulher com tudo. “A época disco tem tudo a ver com festa. Gosto de indicar sombras metalizadas no canto externo do olho, combinadas com delineador branco”, recomenda Adriana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.