Saiba o que não pode faltar na bolsa quando for viajar - seja de avião, carro, trem ou ônibus

Para muita gente, férias é sinônimo de viagem. Para passar horas dentro de um avião, ou mesmo em um carro, ônibus ou trem, sem prejudicar a boa aparência, é bom pensar em um nécessaire de bordo, recheado com os produtos de beleza essenciais para a jornada.

Mas quais são esses itens? “Minha dica para quem está sempre na ‘ponte aérea’, como eu, é deixar uma nécessaire já pronta, com todos os produtos”, aconselha a Camila Coutinho, autora do blog Garotas Estupidas e uma viajante constante.

A blogueira Camila Coutinho tem uma nécessaire de viagem sempre pronta
Arquivo pessoal
A blogueira Camila Coutinho tem uma nécessaire de viagem sempre pronta

Na bolsinha de Camila nunca faltam grampos e elásticos para os cabelos, desodorante em barra, creme para hidratar as mãos e o rosto, protetor solar e um perfume em miniatura. As versões reduzidas dos produtos favoritos, aliás, são a preferência da blogueira, assim a bolsa não pesa tanto e dá para fazer um kit bem completo e compacto.

Leia mais: Comissárias de bordo contam seus segredos de beleza

Se a viagem for de avião, atenção: em nenhum voo é permitido levar a bordo objetos cortantes ou perfurantes, como tesouras e alicates, por exemplo. Se o voo for internacional então, as regras são ainda mais restritas: líquidos, géis e produtos cremosos só podem ser levados a bordo em embalagens de até 100 ml cada, e precisam ser organizados em uma embalagem plástica transparente. E ainda: a totalidade dos produtos não pode ultrapassar um litro. Haja matemática! Mais um motivo para preferir as miniaturas.


Uma boa dica é pedir amostras grátis de seus produtos favoritos nas lojas de cosméticos. Eles são uma forma de não gastar espaço no nécessaire e só levar a quantidade que você pode precisar para a viagem. Em algumas farmácias, você pode até comprar kits com embalagens menores que economizam espaço e atendem às exigências das viagens de avião.

Atenção com a pele
Nécessaire de bordo não é mera frescura. “Hidratar a pele é importante quando o voo é longo. A pele perde muita água no ambiente da cabine do avião, que é mais seco”, alerta a dermatologista Érica Monteiro. E se a pele é seca ou sensível, pede ainda mais cuidado: “Use hidratante em creme ou loção, e levar um frasco de água termal no tamanho permitido é uma boa pedida”. O protetor labial também é indispensável, para não ficar com a boca muito seca.

Se você não vive sem maquiagem, dê preferência aos produtos multifuncionais como BB e CC creams, que além de embelezar ainda tratam a pele, com ativos hidratantes. Se a viagem for longa e uma soneca estiver nos planos, é bom tirar a maquiagem – pode ser com lencinhos demaquilantes – e voltar a se maquiar apenas perto da hora do desembarque.

E se a viagem é diurna, um item é o mais importante na nécessaire: o indispensável protetor solar. “As janelas não filtram os raios UVA e UVB, causadores de queimaduras, manchas, marcas de idade precoces e até mesmo câncer de pele”, afirma Érica. Por isso, guarde um lugar de honra para esse produtinho essencial, e boa viagem!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.