A beleza precisa de cuidados especiais na estação mais quente do ano. Especialistas listam o que não pode faltar na nécessaire de quem quer curtir o verão com sol e mar

Finalmente o verão chegou, e os destinos praianos são mais que certos no roteiro das brasileiras. Para não colocar a beleza da pele, unhas e cabelos em risco, fizemos um guia detalhado daquilo que não pode deixar de lhe acompanhar na mala de verão. Caneta e caderninho na mão: os itens essenciais de beleza para a temporada estão logo abaixo!


Mãos e unhas em dia
Não há unha que resista ao sol, água do mar, cloro e protetor solar em doses cavalares. Para manter a beleza do esmalte e das mãos é preciso muita disciplina e dedicação. “O truque para ter unhas impecáveis mesmo com o passar dos dias é passar sempre um top coat por cima do esmalte. O produto evita que a cor das pontas saia e ainda dá brilho extra”, ensina Raissa de Mello, diretora criativa do salão Cheers Nail Club, em São Paulo.

Para minimizar o ressecamento e crescimento das cutículas, a profissional indica o uso de cremes específicos para as mãos, já que eles conferem hidratação prolongada na área aplicada. Dica extra: evite aplicar protetor solar em forma de gel ou spray, pois estas versões amarelam e dissolvem o esmalte.

Alguns itens da nécessaire de verão tem que ir na sacola da praia: protetor solar para rosto, corpo e cabelos não podem faltar
Thinkstock/Getty Images
Alguns itens da nécessaire de verão tem que ir na sacola da praia: protetor solar para rosto, corpo e cabelos não podem faltar

Au revoir, oleosidade!
Não tem jeito: no verão, a pele é um dos alvos mais certos, caso não haja atenção e cuidado. E os danos podem ser devastadores, acredite. Envelhecimento precoce, linhas de expressão, manchas e ressecamento são apenas alguns dos malefícios proporcionados pela exposição desprotegida ao sol. Por isso, o item número um de sobrevivência no verão é o protetor solar, claro! “É preciso escolher um produto que tenha alta proteção para radiações UVA e UVB e ainda seja livre de óleo na fórmula, assim é possível garantir o controle da oleosidade por mais tempo e uma pele sem cravos e espinhas”, explica o dermatologista carioca Daniel Coimbra, da Clínica Les Peaux.

Já para manter a pele do rosto limpa e sem oleosidade por todo o tempo, a pedida são sabonetes em creme, que atuam como esfoliante e máscara facial ao mesmo tempo. “Este tipo de sabonete retira a oleosidade de forma mais intensa no verão, deixando a pele lisa, sem resíduos ou sujeira, e com sensação de limpeza”, sinaliza Coimbra.

Descanso e reparo, ativar!
Ninguém pega somente um dia de sol quando se está de férias ou aproveitando os dias quentes. Por isso, nada melhor que reparar a exposição excessiva ao sol (mesmo que sob proteção) com loções faciais que tenham agentes calmantes.

A ordem aqui abusar da é água termal. “Optar pro produtos que tenham a água termal na composição ajudam na microcirculação cutânea, acalmando a pele sensibilizada pelo sol”, explica Coimbra.

Agora, se a intenção for uma reparação mais forte, a dermatologista Daniela Petri, de São Paulo, indica o uso de séruns restauradores com ácido ferúlico e vitamina C, pois estimulam a produção de colágeno, recuperando a tonicidade da pele, além de serem ótimos antioxidantes. “Usar diariamente um cosmético com ativos concentrados restauradores garante bons resultados a pele, mantendo-a saudável e protegida das agressões externas”, garante Daniela.

Make de verão
Produção de férias, ainda mais quando os ponteiros marcam a temperatura nas alturas, pede make leve. “Basta um BB Cream para uniformizar o tom da pele, uma máscara de cílios à prova d’água, batom e um blush-iluminador para ter um look à altura da estação”, elenca o beauty artist Diego Américo, da agência Amuse-Ment, de São Paulo. Para não carregar itens desnecessários à tiracolo, aposte em produtos multifuncionais - aqueles que fazem às vezes de outro -, como um batom que também é blush.

Corpo iluminado, hidratação power
Óleos corporais iluminadores são os queridinhos entre aquelas que desejam poupar espaço na mala, mas não quer deixar de lado a hidratação pós-sol. “Há no mercado muitas opções que carregam partículas de brilho dourado na composição do óleo que favorecem o bronzeado, deixando a pele acetinada e muito mais bonita”, diz Américo.

Cabelos ao vento
Que os fios sofrem durante o verão já é mais do que sabido. Afinal, a combinação de sol, calor, umidade, água salgada ou cloro não é lá amiga das madeixas. Mas a boa notícia é que não faltam opções no mercado de produtos capazes de proteger não só os fios, mas como também o couro cabeludo. “Durante a exposição contínua dos fios ao sol, deve-se passar um óleo com fator de proteção solar. Após cada mergulho no mar ou na piscina, dar um banho nos fios com água doce e depois passar uma máscara hidratante restauradora”, aconselha o hairstylist Dudu Castro, do salão Crystal Hair, do Rio de Janeiro.

COMO ENCONTRAR OS PRODUTOS SUGERIDOS
Benefit - (21) 3543 5949
Biotherm - 0800 701 7323
Cadiveu - 0800 942 2224
Caudalie - (11) 3032 7564
Clinique - 0800 892 1694
Garnier - 0800 701 0114
Kérastase - 0800 701 7237
Lancôme - 0800 701 7323
L’Occitane - 0800 171 272
L’Oréal - 0800 701 7237
Mavala - 0800 163 434
Maybelline - 0800 701 0114
Nars - 0800 148023
Redken - 0800 701 7237
Smaxhbox - 0800 892 1692
SkinCeuticals - 0800 701 7371
The Beauty Box - 0800 729 9070
Vichy - 0800 701 1552





    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.