Agora falta pouco: a 21 dias da chegada da estação mais quente do ano, sugerimos 21 atitudes que vão fazer com que você fique prontinha para curtir o verão

Embora o calor chegue bem antes às cidades brasileiras, o verão só começa em 21 de dezembro. Férias, praia, sol e mar: a estação mais quente do ano é queridinha no País, e quase todo mundo fica ansioso por esta época do ano.

O Delas preparou, então, uma contagem regressiva rumo ao verão. De hoje até 21 de dezembro, propomos uma atividade por dia. Se seguida à risca, nossa contagem regressiva termina com você linda e pronta para curtir a praia, piscina, mar e areia. Vamos lá?


Escolher um tratamento estético que dê resultados rápidos - ainda dá tempo de correr atrás de um corpo mais enxuto e bem torneado. A Drenagem Lipossônica Ativa e o Coolsculpting dão bons resultados em apenas uma sessão. Se o seu problema são poucas gordurinhas localizadas, tratamentos estéticos como estes podem ser a solução!

Colocar no cardápio alimentos que combatem a flacidez  - uma dieta bem equilibrada, com alimentos ricos em vitaminas e minerais, ajudam a mantes tanto a pele quanto os músculos firmes. Além disso, quem vai reclamar de colocar frutos do mar, frutas cítricas e tomate no menu?

Escolher o perfume que vai ser sua marca registrada na estação - o clima mais quente pede perfumes mais frescos. Já escolheu o seu? “Bergamota, lavanda, magnólia, laranjeira, rosas, romã e lichia são clássicos nas notas de perfumes de verão", afirma a especialista em perfume Renata Ashcar, autora do livro “Brasilessencia: a Cultura do Perfume”.

Escolher uma nova cor de batom e sombra -  O verão é a estação das cores vibrantes e alegres, que combinam com o sol e com o clima tropical. Na maquiagem, não é diferente: é nessa época do ano que podemos usar e abusar dos produtos mais chamativos. Segundo a maquiadora Juliana Rakoza, o verão que chega será repleto de batons laranjas, vermelhos e corais bastante abertos e com um toque de neon. Nos olhos, as cores chapadas - como um delineado azul royal - acrescentam modernidade ao look.

Marcar as sessões de depilação - independente do método usado, se a ideia é chegar no verão com a pele lisinha, é bom agendar suas sessões de depilação - na época das festas os salões ficam superconcorridos. Aprenda a escolher o melhor método para você, e, de quebra, veja dicas para a depilações doer menos .

Mudar suas atitudes para manter a celulite bem longe - que tal aproveitar a chegada do verão para adotar hábitos mais saudáveis para a vida toda? Combinar exercícios aeróbicos e musculação, evitar o excesso de sal e álcool e parar de fumar vão ajudar a sumir com a celulite e ainda são bons para a saúde como um todo. 

Preparar o corpo com autobronzeadores - para quê chegar à praia com cor de escritório se já existem produtos que dão um bronze lindo sem nem precisar sair de casa? E não precisa ter medo de ficar manchada, basta seguir a dica de Sophie Evans, especialista em autobronzeamento da marca St. Tropez: "Para não ficar com pés, mãos, joelhos e cotovelos manchados pelo autobronzeador, aplique uma camada de hidratante antes do produto".

Escolher o biquíni ou maiô que mais valoriza suas curvas -  não importa quão lindo seja um biquíni, às vezes ele não funciona pro nosso corpo. A consultora de estilo Karina Abud separou algumas sugestões para cada tipo de mulher. As moças de seios grandes, por exemplo, devem investir em sutiãs com sustentação, principalmente dos lados. Já as de seios menores podem usar estampas e drapeados, como no modelo cortininha. Se a parte do corpo em maior destaque for o quadril, buque cores escuras na calcinha, que deve ter laterais mais largas. Se seu quadril for estreito, calcinhas com tirinhas e cintura baixa são uma boa.

Aprender a fazer tranças diferentes para incrementar o penteado  - para aliviar o calor, nada melhor do que prender os cabelos, certo? Mas que tal sair do rabo-de-cavalo básico e apostar nas tranças? Nessa estação elas estarão com tudo, e ficam charmosas tanto à beira-mar quanto em festas sofisticadas.

Adotar uma dieta anticelulite investir na ingestão de alimentos anti-inflamatórios, como abacaxi, abacate e frutas vermelhas, pode dar aquela forcinha que faltava na eliminação das terríveis celulites. Aposte no prato saudável, colorido e saboroso!

Montar uma nécessaire básica para as viagens para a praia -  embora a praia seja um ambiente de desapego e de fuga da rotina, não podemos jogar tudo para o alto e descuidar da beleza. Para quem quer montar uma nécessaire bacana, Juliana Rakoza sugere investir em bronzer, pó translúcido, máscara de cílios à prova d’água, hidratante labial, BB Cream, água termal, iluminador e, claro, protetor solar. Se encontrar produtos que já venham com FPS, melhor ainda, mas lembre-se que eles nunca substituem o protetor solar.

Descobrir qual o protetor solar ideal para sua pele e atividades - tomar sol sem proteção não dá. Além de resultar em queimaduras feias, é péssimo para a saúde e causa envelhecimento da pele. Hoje em dia os protetores estão supertecnológicos, e existe uma boa opção para cada tipo de pele e estilo de vida. Descubra qual o protetor ideal para você e não desgrude dele nem por um dia.

Cuidar dos fios para evitar o frizz em grande parte do Brasil, com o calor vêm as chuvas de verão, e os dias úmidos. Cenário perfeito para os cabelos arrepiarem, estragando qualquer look.  “Tanto o excesso quanto a falta de umidade são provocadores do frizz”, explica Julio Crepaldi, cabeleireiro do salão Galeria, em São Paulo. Quer dizer, você precisa hidratar seu cabelo para que ele não arrepie tanto quando a umidade do ambiente aumentar. n

Preparar a pele para o bronzeado não fugir de você - segundo a dermatologista Maria Helena Garrone, o segredo para o dourado se manter por mais tempo é uma pele homogênea e saudável. Para isso, antes de se jogar no sol, faça esfoliações leves e hidrate bem a pele. Peelings de cristal também são bastante indicados, porque uniformizam a textura da pele, removendo células mortas.

Aprender a combinar maquiagem com praia e piscina  -  se você gosta de batom, gloss, máscara para cílios, comemore: não é preciso abrir mão deles, nem com o pé na areia. “Prefira filtros solares com cor, assim, ficará maquiada e protegida contra a radiação solar. Usar um produto com as duas funções deixa o aspecto da pele mais leve, enquanto apostar em uma base comum por cima do filtro solar deixa a aparência pesada, engordurada, aumentando as chances de obstruir os poros e causar cravos e espinhas”, explica a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Érica Monteiro.

Cuidar dos pés, para que eles fiquem bem bonitinhos - sandália, chinelo... até descalça a gente gosta de curtir o verão! Para que os pés façam bonito, sem rachaduras e ressecamentos, tome certos cuidados: "não tomar banhos muito quentes, evitar pisar descalço em chão áspero e passar hidratantes específicos todos os dias. Estes são cuidados básicos que podem ser feitos no dia a dia”, ensina Patricia Ormiga, dermatologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Usar acessórios estilosos e que protegem do sol - a consultora de estilo Karina Abud é enfática ao destacar os acessórios como grandes aliados no verão. Os óculos escuros, por exemplo, são super estilosos e protegem os olhos - se as lentes forem boas, claro. Já os chapéus - grandes para as madames, menorzinhos para as modernas - protegem os cabelos, o couro cabeludo e o rosto, além de dar o charme da estação. Até mesmo as sombrinhas e leques devem ser considerados, pois ajudam a se proteger, se refrescar e cabem na bolsa.

Pintar as unhas com um esmalte que valorize o bronzeado - as cores vibrantes, tropicais e cítricas sempre combinam com o verão, mas algumas são especiais. Segundo Agnes Cruz, sócia do Cosmopolish, as cores que mais valorizam o bronzeado são o prata, o dourado, o branco, o amarelo e o azul. Para as mais moderninhas, vale misturar as cores em uma inglesinha charmosa que, além de ter muito estilo, ajuda o esmalte a durar mais.

Preparar os cabelos para enfrentar, sol, sal e piscina - durante o verão, o sol, o sal e o cloro aceleram o processo de oxidação dos fios e os deixam muito mais desidratados que o normal. Por isso, é importante prepará-los para receber esse trauma. O cabeleireiro Wagner Bueno, do Studio W, recomenda que seja feita uma hidratação profissional antes de viajar. Se não for possível, uma hidratação com mel e azeite já ajuda muito. Para manter o resultado, leve sempre um leave in e água termal para passar nos fios quando for necessário.

Depois de tanto preparo, você está pronta. Relaxe e curta a estação mais esperada do ano!


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.