Responsáveis por grande parte da expressão facial, elas ganharam destaque nas últimas semanas de moda; aprenda a cuidar de suas sobrancelhas para um visual impecável

Finas, grossas, retas ou arqueadas, as sobrancelhas são muito mais que uma mera faixa de pelos que brota acima dos nossos olhos. Elas conferem expressão e personalidade à face e são fundamentais para definir primeiras impressões.

Para quem nunca tirou as sobrancelhas, o ideal é visitar um especialista no assunto e conversar bastante sobre quais os objetivos. Segundo Marta Ferreira da Silva, designer de sobrancelhas do salão Walter’s Coiffeur, no Rio de Janeiro, o papo antes da sessão é essencial para que a cliente saiba o que pode ou não ser feito. “Muitas clientes chegam querendo arcos, mas têm sobrancelhas retas e vice-versa. Eu sempre tento convencê-las a ficar o mais próximo possível do natural. É menos trabalho e combina mais”, conta.


Nádia Tambasco, maquiadora do salão Marcos Proença, em São Paulo, também é do time que prefere não mexer muito no que foi dado pela natureza, mas acredita que algumas alterações podem ser benéficas. “Se a sobrancelha for muito caída, dando um ar triste, é possível dar uma levantada e alegrar as feições da pessoa”, explica.

Também é importante levar em consideração o formato do rosto: traços mais finos combinam com sobrancelhas também mais afinadas; os rostos arredondados pedem traços mais grossos. É por isso que não adianta se maravilhar com as sobrancelhas de uma celebridade e querer copiar ou, então, embarcar com tudo em uma tendência: o que funciona para uma pessoa pode não funcionar nem ser possível para outra.

MÉTODOS
Tanto Marta quanto Nádia preferem a pinça. O instrumento oferece precisão, não quebra os pelos e não lesiona tanto a pele. Para arrematar, é costume usar uma tesourinha e aparar os pelos. Esse truque ajuda a causar a impressão de mais volume e a sobrancelha fica mais definida.

Desenhar a sobrancelha com lápis apropriado reforça o traçado e deixa a expressão marcante
Alexandre Carvalho/ Fotoarena
Desenhar a sobrancelha com lápis apropriado reforça o traçado e deixa a expressão marcante

Vale lembrar que, mesmo com todos os cuidados, é possível que surjam alguns machucados no processo. Por isso, o tricologista Adriano Almeida recomenda que quem costuma ir ao salão de beleza sempre se assegure de que as pinças foram devidamente esterilizadas ou leve a própria ferramenta.

Se você quiser se arriscar a fazer as próprias sobrancelhas, vá com calma. Tanto Nádia quanto Marta aconselham que o desenho seja feito por uma profissional. Em casa, só retire o excesso que nasce entre as sessões, que devem ser marcadas com aproximadamente 15 dias de intervalo. Para isso, opte somente pela pinça e deixe as outras ferramentas para os profissionais.

VOLUME
Uma das grandes questões de quem quer cuidar das sobrancelhas é a espessura. Há alguns anos, a tendência eram sobrancelhas finas e, agora, as mulheres estão buscando pelos mais densos. O problema é que o pelo para de crescer depois de um tempo.

Segundo Almeida, o pelo da sobrancelha tem em torno de 20 ciclos de crescimento e, quanto mais for arrancado, mais cedo para de nascer. É por isso que a sobrancelha fica mais rala conforme envelhecemos e retiramos os fios.

“Para quem abusou da pinça, existem algumas possibilidades para recuperar sobrancelhas mais densas”, diz Almeida. Quem ainda tem pelos pode usar medicamentos tópicos que atuam diretamente no folículo e engrossam os fios já existentes. Já quem praticamente não tem mais pelos pode optar por um transplante, retirado do próprio couro cabeludo.

Quem tem sobrancelhas finas, mas não está tão desesperada, pode optar por algumas soluções menos drásticas e temporárias. Henna e tintura são muito utilizadas para reforçar a cor e dar a ilusão de pelos mais abundantes. A tatuagem definitiva, que promete sobrancelhas perfeitas sem esforço, pode ser uma armadilha. “O desenho fica muito artificial e marcado”, conta Nádia.

Se a ideia é brincar mais com o visual, o uso de lápis ou sombra marrom acinzentado, de tom próximo ao dos pelos, ajuda a reforçar as sobrancelhas sem nenhum comprometimento. Para domar os pelos mais rebeldes, experimente um rímel incolor ou espirrar spray fixador para cabelos em uma escovinha de sobrancelha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.