O segredo para ficar cada vez mais bonita não está necessariamente nos potes de creme e nas horas gastas no salão. Listamos 10 hábitos fáceis de adotar e que fazem bem à beleza

Adotar uma rotina de beleza com dezenas de cremes e procedimentos para cada pedacinho do corpo não é a única maneira de ficar cada vez mais bonita. Pequenos hábitos do cotidiano podem deixar qualquer pessoa linda sem muito esforço.

Com a ajuda dos dermatologistas Jardis Volpe e Daniela Lemos, listamos dez hábitos que, se ainda não estão presentes no seu dia a dia, são bem fáceis de incorporar à rotina. Tome nota e fique cada vez mais linda!


1. Namorar
Apesar de todo mundo pensar nas calorias perdidas durante o sexo, não é só esse o benefício que o amor traz. Os neurotransmissores - como a endorfina e a serotonina - produzidos em momentos de paixão, melhoram muito o aspecto da pele e do cabelo. Não tem namorado? Sem problemas: a amizade e o companheirismo também ajudam o corpo a produzir estes neurotransmissores.

2. Usar óculos escuros
Os óculos escuros não só protegem os olhos, mas também a pele ao redor deles. Isto evita o aparecimento precoce de pés de galinha e da flacidez das pálpebras. Além disso, como os óculos barram a luminosidade, nós não franzimos a testa para tentar enxergar melhor. Sem franzir, não se forma aquele vinco profundo entre as sobrancelhas.

3. Ter pensamento positivo
O estado espiritual se reflete muito na nossa aparência. O pensamento positivo, assim como os relacionamentos, estimula a produção de neurotransmissores. Com isso, a pele fica mais viçosa e iluminada. Já o cortisol, que é produzido em excesso quando estamos estressados, causa depressão e um visual mais abatido.

4. Fazer exercícios com regularidade
Atividades físicas são fundamentais para uma vida saudável, isso você já sabe. Mas sabia que elas também fazem bem à beleza da pele? A prática regular – bastam de duas a três vezes por semana, meia hora por vez - melhora a oxigenação dos tecidos, a circulação do sangue, o tônus da pele e dos músculos e produz endorfina. Isso se reflete em pele mais saudável e uniforme. Mas não precisa passar o dia todo malhando: o excesso de exercícios pode aumentar a produção de oxidantes e leva a um envelhecimento precoce da pele.

5. Dormir bem
Enquanto estamos dormindo, as células da pele são renovadas devido à ação de hormônios, como a melatonina, que é antioxidante. Boas horas de sono ajudam também a atenuar inflamações. Para que tudo corra como planejado, procure dormir em lugares silenciosos, calmos e escuros.

6. Comer alimentos saudáveis
Uma alimentação balanceada é a chave para um organismo saudável e bonito. Quando consumimos porções equilibradas de cada grupo alimentar, fornecemos todas as vitaminas necessárias para que os processos químicos sejam corretamente realizados. É sempre bom lembrar: um rostinho bonito é reflexo de um organismo saudável.

7. Beber água
O corpo humano é 75% composto por água. Como perdemos líquidos o tempo todo – suando, indo ao banheiro e até respirando - é necessário repor nosso estoque de água. Isso não significa que você deva tomar algumas piscinas por dia: o ideal é consumir 4% do seu peso em água por dia, 150ml a cada hora, no máximo. Beber água não traz nenhum benefícios extraordinário, mas deixar de beber traz muitos prejuízos ao organismo.

8. Tomar sol com moderação
Quem toma cuidados na hora de tomar sol evita a perda precoce de colágeno, que resulta no envelhecimento da pele. O ideal é expor pequenas áreas - como os braços - por, no máximo, 15 minutos por dia, de manhãzinha ou no fim da tarde. Com isso, você produz vitamina D, necessária para manter os ossos e o sistema imunológico fortes. Em alguns casos, o sol melhora problemas de pele, como a psoríase.

9. Tomar banho morno ou gelado

O ideal, não importa a estação do ano, é tomar banhos com água morna. Isso porque o banho muito quente remove a camada hidrolipídica da pele e do couro cabeludo, causando ressecamento. Já o banho gelado pode resultar, ainda que temporariamente, na tensão da pele, fechando poros e dando uma aparência mais tonificada.

10. Sorrir
O sorriso sincero é sinal de que estamos de bom humor e, como já sabemos, o pensamento positivo é fundamental para um organismo saudável. E não é só isso. O sorriso também tonifica os músculos faciais e aumenta a drenagem desta região. Então sorria!

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