Especialistas falam sobre a importância das sobrancelhas no visual e dão dicas para que os pelinhos valorizem seu rosto

Retas, arqueadas, caídas, curtas, longas, finas ou grossas, as sobrancelhas têm um papel essencial no visual feminino. Não à toa são chamadas de moldura do rosto. Elas dão força ao olhar e ajudam na expressão. “Se a gente tentar visualizar uma pessoa sem sobrancelha, parece até que estamos pensando em um alienígena. A sobrancelha fala, mostra personalidade”, define Rosman Braz, maquiador do salão 1838.

É exatamente por ser tão poderosa que ela pede cuidados especiais. A começar pelo seu formato, que não deve fugir muito do desenho original. “É bom sempre deixá-la o mais natural possível. Não tentar fazer igual à da outra pessoa, pois cada um tem o seu próprio estilo”, aconselha Maria Batista, designer de sobrancelhas do Nandi Spa & Hair. Ela ainda destaca que, para quem vai fazer a sobrancelha pela a primeira vez, o ideal é ir a um especialista, evitando o risco de tirá-la muito fora do padrão de sua estrutura. Não mudar de profissional a cada vez que for mexer nos fios também é importante, mantendo um estilo só.

Não existe um tipo de sobrancelha correta para cada tipo de rosto, alerta Luana Machado, designer do salão Go Hair. Ela diz que, independentemente de a pessoa ter as feições quadradas, redondas ou finas, é preciso levar em conta, primeiro, a ossada da sobrancelha, evitando a sensação de que tem algo errado no rosto. “Tem de buscar a harmonia, respeitar os ângulos e colocar o desenho do rosto em evidência.”

No entanto, os diferentes tipos de sobrancelha falam por si só. Segundo os especialistas, as mais arqueadas deixam o olhar mais sério, até com um quê de bravo, mas também sensual. As que começam altas e caem ao longo do comprimento geram um ar desconfiança, misterioso e até um pouco triste. As retas dão linearidade e tranquilidade, e as bem curvadas trazem delicadeza. Já as curtas podem aumentar os olhos e dar a impressão de eles são mais juntos. Em relação à grossura, a regra é que, quanto mais espessa, mais jovialidade e força ao olhar ela dá.


Faça a coisa certa

Para ver na prática a diferença que as sobrancelhas fazem no visual, o Delas convidou a empresária Julia Nunes para acertar o desenho de seus fios. Julia geralmente faz as sobrancelhas com cera, para horror de Luana, a profissional escolhida para realizar a transformação no salão Go Hair. Julia é mãe de três filhos, de seis, quatro e um ano de idade, e há meses não depilava as sobrancelhas. "É difícil conseguir tempo para ir ao salão", conta. 

Além de cheias, as sobrancelhas de Julia tinham pelos muito longos, que prejudicavam sua aparência. Depois de medir e marcar com um lápis as sobrancelhas e alguns pontos de referência no rosto, como as laterais do nariz e a parte de fora do olho, Luana tirou as sobrancelhas da empresária com pinça, e aparou os pêlos mais longos. Como "lição de casa", recomendou que Julia não depile mais a sobrancelha com cera.  

Trabalho para profissionais: Luana Machado riscou as sobrancelhas de Julia, aparou e depilou os pelos em excesso
Edu Cesar/Fotoarena
Trabalho para profissionais: Luana Machado riscou as sobrancelhas de Julia, aparou e depilou os pelos em excesso

Rosman concorda. Para ele, os maiores erros cometidos na sobrancelha são depilá-la com cera e arrancar cada novo pelinho que nasce, correndo o risco de afiná-la ou deixá-la falhada. “Existem aquelas pessoas que não conseguem conviver com o pelo. Mas a manutenção deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Cutucá-la após três dias ou usar cera deixa a pele sensível, pode encravar, matar o bulbo do pelo. Eu vejo várias mulheres que mexem sem parar e deixam a sobrancelha cada vez mais fina.”

Dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Érica Monteiro avisa que mesmo a pinça e a linha, consideradas por muitos métodos menos invasivos do que a cera, que pode provocar queimadura, requerem cuidados, pois, muitas vezes, causam irritação e dor. “Tudo isso pode evoluir para o aparecimento de manchas ou cicatrizes”, afirma. A médica indica cuidados importantes para ter após o processo: “Evite sol, proteja a área com boné, chapéu ou óculos. Passe um hidratante para área dos olhos só após a pele ficar menos sensível”.

Quando o estrago já foi feito, e a sobrancelha está com falhas, Rosman diz que a melhor saída é apostar em maquiagem. “Use uma sombra nos fios. Sempre as cores mates, em um tom que não brigue com o da sobrancelha e da pele”, fala. O maquiador ainda dá a dica para quem quer seguir a tendência das sobrancelhas bem marcadas. “A mulher pode usar um lápis que não seja preto, um cinza escuro, por exemplo, e, depois, com uma escovinha especial para a área, dar uma esfumada.” Ele afirma que o look só não fica bom em quem tem os fios muito ralinhos, pois, aí, o contraste fica forte demais.

Quem quer uma saída definitiva pode recorrer à micropigmentação, que funciona como uma tatuagem. Mas Rosman afirma: “É permanente, então, só pode ser feito por alguém de muita confiança”. Pintar a sobrancelha com hena ou tinta específica para sobrancelha funciona para quem quer mudar o tom dos fios ou cobrir os brancos. “Não serve para preencher”, alerta Luana, enquanto Rosman chama a atenção para o fato de que tinta para o cabelo não deve ser aplicada na região.


Para depilar em casa
Luana e Rosman defendem que a pinça é o melhor método. E a designer ensina que as pinças chanfradas são boas para quem tem o pelo grosso, enquanto as de ponta fina servem para os pelos mais ralos ou encravados. “Para os cuidados, é legal ter um pentinho para sobrancelha, uma tesourinha, para deixar os fios bem alinhados, e um lápis legal de cor universal, que deve ser passado sutilmente porque pode arrancar os pelos mais fininhos que estão nascendo”, completa.

Já Rosman avisa que, ao ajeitar em casa, arranque só os pelos longos e evite mexer nos que estão na linha da sobrancelha. O maquiador ainda ressalta que aparar requer cuidado e atenção, pois “um desvio pode fazer um buraco, e isso é um crime fatal”.


Agradecimentos
Go Hair Beauty Center: (11) 2574-9654
Maquiagem: Vera Costa

>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.