Spa em casa renova unhas, cabelos e pele de forma barata e eficiente. Confira as dicas de especialistas para potencializar os tratamentos caseiros

Coisa boa é ter tempo para cuidar da gente. Na correria do dia a dia muitas vezes não dá tempo de prestar atenção nas necessidades da pele, cabelos e unhas, e a beleza fica em segundo plano. O Delas sugere então que você use o feriado para se cuidar. Sugerimos um programa de spa em casa para que você renove a beleza gastando pouco. Conversamos com especialistas que dão dicas para que seu tratamento de beleza caseiro seja um sucesso.

Limpeza profunda na pele, hidratação nos cabelos, pés lisinhos e macios. Aproveite o feriado para colocar a beleza em dia
Thinkstock/Getty Images
Limpeza profunda na pele, hidratação nos cabelos, pés lisinhos e macios. Aproveite o feriado para colocar a beleza em dia

Cabelos
Independente do tipo de cabelo, hidratar é preciso. Seja em casa ou no salão, o recomendado é cuidar direitinho dos fios pelo menos uma vez por mês. É este cuidado que garante maciez, brilho e força aos cabelos. Para começar, use um xampu antirresíduo, para fazer uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo, e preparar os cabelos para receberem o tratamento.

Você pode usar um creme industrializado, ou então fazer sua mistura hidratante em casa. Independente do produto que você usar, alguns truques potencializam a hidratação. O tricologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cabelo Valcinir Bedin diz que, em geral, o calor ajuda os ativos hidratantes a penetrarem nos cabelos. “Você pode aquecer uma toalha com o ferro de passar e enrolar nos cabelos, ou fazer uma touca de papel alumínio, que retém o calor”, sugere Bedin.

Para quem prefere fazer seu próprio creme, Bedin sugere uma receita que tem óleo essencial e proteínas: “Misture um litro de água, um abacate e a clara de um ovo. Passe a mistura em todo o cabelo massageando com cuidado. Depois, envolva os fios em uma toalha úmida ou touca térmica e deixe agir por 20 minutos. Seus cabelos vão ficar mais hidratados e macios”, explica o tricologista.

Quem está com os fios muito fracos, pode apostar nos produtos com queratina, uma proteína presente nos cabelos. Compre produtos que tenham queratina na fórmula e siga as instruções da embalagem: alguns produtos são termoativados, ou seja, precisam de uma fonte de calor para funcionarem.

Limpar bem os pés é o começo de todo tratamento de beleza
Thinkstock/Getty Images
Limpar bem os pés é o começo de todo tratamento de beleza

Pés e mãos
Você sabia que as rachaduras que de vez em quando aparecem nos pés, se não forem tratadas, podem levar à infecção? Por isso a dermatologista Maria Paula Del Nero recomenda “sempre observar se existe alguma lesão como micoses e descamação e hidratar para evitar infecções”.

Além dos cremes hidratantes, é possível criar uma solução hidratante caseira e com preço bem acessível. A dermatologista recomenda misturar pomada para assadura de bebê, com vitamina E, e óleo de amêndoas. “Passe a mistura em todos os pés e de noite, coloque uma meia de algodão para potencializar a hidratação das unhas e dos pés”, ensina.

Unhas fracas, amareladas ou quebradiças têm solução

Se a pele dos pés estiver grossa, faça uma boa esfoliação. A dermatologista Fernanda Sanchez sugere “misturar açúcar refinado no azeite de oliva e passar nos pés. Outra dica também é usar cremes industrializados que tenham ureia, amônia, óleo de semente de uva ou amêndoas doces”. Capriche na massagem nos pés, que aguentam a gente todos os dias. Assim você ativa a circulação e alivia o estresse causado pela correria do dia a dia, afirma a dermatologista Sara Bragança.

Para as mãos, que tal tirar o esmalte das unhas e prestar atenção na saúde da pele, das unhas e das cutículas? Sara Bragança dá o truque: passe silicone ou vaselina sólida nas mãos e “coloque luvas de borracha para fazer com que o creme e as mãos fiquem aquecidos. Deixe agir por 30 minutos e retire apenas o excesso de silicone. Você terá mãos bem mais hidratadas”.

Pele e corpo
Aproveite o tempo livre para renovar a pele. Uma boa esfoliação é capaz de eliminar as células mortas e deixar a pele macia e luminosa. “Para fazer uma esfoliação caseira no rosto você pode misturar um pouco de açúcar, água morna e mel. Depois, basta lavar a pele com sabonete neutro e em seguida aplicar a mistura com movimentos circulares e pouco vigorosos. Remova com água morna e seque bem”, ensina.

Termogênicos ajudam a diminuir a flacidez e a gordura localizada

Se preferir um produto industrializado, procure sabonetes à base de ácido salicílico ou glicólico, que promovem uma esfoliação facial, deixando a pele mais macia. Para esfoliar a pele do corpo, misture sal com creme hidratante mais concentrado.

Para evitar o ressecamento da pele, uma ótima opção é usar óleo de semente de uva. Sara sugere “aplicar em todo corpo antes do banho, e retirar o excesso apenas com uma toalha bem macia sem esfregar a pele”. Depois de tantos cuidados, aproveite sua beleza renovada!

Leia também
Os segredos das finalistas do Miss Bumbum para um bumbum perfeito
Cuidados simples com o colo e os seios garantem um decote de estrela
Esmaltes além da cor: bases tratam e fortalecem as unhas


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.