Tempo seco, frio e vento são os maiores inimigos da beleza da boca. Saiba como prevenir e tratar o ressecamento e as rachaduras

Com a chegada do inverno, a hidratação dos lábios deve ser reforçada. A combinação do frio com o vento resseca a pele, e a boca pode ficar com rachaduras que, além de feias, são bastante doloridas. Por isso é bom proteger a área e garantir lábios saudáveis durante toda a estação.

Protetores labiais com princípios ativos hidratantes previnem e ajudam a curar lábios rachados
Thinkstock/Getty Images
Protetores labiais com princípios ativos hidratantes previnem e ajudam a curar lábios rachados

A manteiga de cacau é uma das opções mais conhecidas, mas não a mais indicada. “Ela age de imediato, mas não trata em longo prazo”, diz a farmacêutica e cosmetóloga Sheila Gonçalves. Isso porque a manteiga não possui nenhum ingrediente regenerador, atuando apenas como uma barreira protetora das agressões externas.

O ideal é escolher um cosmético que não só proteja do vento e frio, mas que também hidrate, ofereça proteção solar e agregue outros ingredientes reparadores como vitamina E, ceramidas, glicerina e manteigas de karité, manga ou cupuaçu.

Lábios ressecados também podem parecer mais “murchos” e envelhecer a aparência. Para turbinar os lábios e deixá-los com a aparência mais cheia, a dermatologista Carla Vidal recomenda cosméticos com capsaicina, ativo extraído da pimenta que dá volume instantaneamente, ou ácido hialurônico, que potencializa a hidratação.

Lipbalm, protetor labial ou condicionador de lábios? Existem tantas opções no mercado, com tantos nomes diferentes, que às vezes fica difícil escolher. Mas, segundo a dermatologista Mônica Felici, tanto faz: “Os nomes e apresentações diferentes servem apenas para atrair o consumidor. A função do produto é a mesma”, afirma.

O mesmo vale para o formato do produto. Bastão, líquido ou cremoso, pode ser o que você preferir. “A escolha do formato é mais pela praticidade mesmo. Eu não gosto de nada que seja aplicado com o dedo, então uso em bastão”, conta Sheila. Aplique o protetor labial três vezes por dia, ou sempre que sentir necessidade.

Não caia no erro de puxar as pelinhas soltas e ressecadas dos lábios, por mais tentador que possa ser. Esfoliar a pele delicada da boca também não é recomendado no inverno. A pele do lábio é uma semimucosa, ainda mais delicada que a pele do rosto, e a esfoliação só vai agravar ainda mais o ressecamento, podendo causar machucados e sangramentos.

Se seus lábios já estão rachados ou muito ressecados, a solução é uma hidratação mais intensa durante a noite. Aplique uma camada espessa do protetor labial ou de uma pomada hidratante antes de ir para a cama, e durma com o produto em seus lábios.

Confira nossa seleção de protetores labiais para todos os gostos e bolsos na galeria. 


Serviço
Avon - 0800 708 2866
Benefit - (21) 3543-5949
Bepantol - 0800 723 1010
Biotherm - 0800 701 7323
Clinique - 0800 892 1694
Givenchy - 0800 17 0506
L'Occitane - 0800 17 1272
Mary Kay - 4003-4620 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 16 3131 (demais regiões)
Natura - 0800 11 5566
Nivea - 0800 776 4832
Sundown - 0800 703 6363

>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.