A alegac?o: treinamento de levantar pesos e ruim para a press?o sanguinea

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Os fatos: todo mundo sabe que exercicios aerobicos regulares podem melhorar a circulac?o e reduzir a press?o sanguinea. Mas e quanto ao levantamento de peso?

Por anos, as pessoas com hipertens?o foram alertadas contra isso, porque os medicos temiam que as pontas na press?o sanguinea durante levantamentos extenuantes podiam causar problemas perigosos e, a longo prazo, aumentam a press?o. Mas os estudos n?o ofereceram muitas provas. Nos ultimos anos, amplos estudos descobriram o contrario: no fim das contas o levantamento de peso reduz a press?o sanguinea porque, com musculos fortes, ha menos demanda ao corac?o durante as atividades cotidianas.

Por exemplo, uma analise na publicac?o Hypertension examinou 11 quadros clinicos comparando 182 adultos que levantavam peso algumas vezes por semana e 138 que n?o o faziam. No geral, descobriu-se que levantar peso diminui a press?o sanguinea sistolica (o numero maximo na leitura da press?o) em 2%, e a press?o diastolica em 4% ? ganhos pequenos que podem melhorar bastante a saude cardiovascular.

Outro estudo da Associac?o Americana de Corac?o, publicado no Circulation, descobriu que apenas duas ou tres sess?es de treinamento de peso por semana ? com exercicios como torc?es e transversais ? foram suficientes para diminuir a press?o sanguinea.

A associac?o diz que o treino de resistencia pode beneficiar pacientes cardiacos tambem, mas recomenda consultar um medico antes para receber orientac?o.

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