Mulheres usam injeções de solução salina para aumentar o decote em festas e ocasiões especiais. Médicos discordam sobre validade da técnica

Antes de passar um fim de semana romântico no Caribe com seu novo namorado, Amanda Sanders decidiu que precisava dar uma “levantadinha” nos seios. Então ela ligou para seu médico, Norman M. Rowe, para pedir ajuda.

Rowe, um cirurgião plástico de Nova York, oferece uma solução rápida – aumento de mamas temporário. Em vez de cirurgia, ele injeta uma solução salina para os seios, o que faz com que eles aumentem momentaneamente.

Amanda Sanders exibe os resultados da injeção de solução salina para aumentar os seios temporariamente, uma solução que nem todos os médicos aprovam
Caryn Posnansky / The New York Times
Amanda Sanders exibe os resultados da injeção de solução salina para aumentar os seios temporariamente, uma solução que nem todos os médicos aprovam

O procedimento surgiu como uma maneira para que as mulheres que desejam aumentar os seios com prótese de silicone pudessem ver como eles ficariam caso fizessem a cirurgia. "Podemos tirar fotos e trata-las em computadores, mas as simulações nem sempre são realísticas e podem levar a falsas expectativas", diz Rowe.

"Então, se a paciente não tem certeza se quer colocar os implantes, injetamos solução salina no peito e deixamos que ela viva por 24 horas com o novo tamanho, para ver se gosta".

Não foi exatamente surpreendente que as injeções logo começassem a ser pedidas como acessórios para festas, casamentos, bar mitzvahs, eventos de tapete vermelho ou, como aconteceu com Amanda, férias tropicais.

Amanda, 41, consultora de imagem em Nova York e mãe de dois filhos, pensava em fazer um lifting para valorizar seus seios médios, mas estava um pouco relutante. Quando soube da opção de injetar soro fisiológico para uma solução temporária, ela agarrou a chance.

"Valeu a pena", disse. "Eu pude usar tops e um biquíni e me senti muito sexy. Trabalho com vaidade. Como consultora de imagem, eu tenho que cuidar bem de minha aparência".

Enquanto na Europa existem liftings que podem ser feitos no horário do almoço, usando preenchimentos injetáveis ​​semelhantes a Restylane ou Juvéderm, nos EUA eles não são aprovados pelo FDA. Macrolane, outro preenchimento, foi proibido na Grã-Bretanha como um injetável de seios porque ele pode dificultar a leitura de mamografias, entre outras complicações. Solução salina é essencialmente água salgada, que é absorvida pela corrente sanguínea em cerca de 24 horas.

SILICONATOR: simule com uma foto como seus seios ficariam se fossem maiores

Cirurgias de aumento de seios são muito populares nos Estados Unidos. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, 313.327 aumentos de seios e 137.233 liftings de mama foram realizados em 2013. Um procedimento não invasivo como a injeção de solução salina parece ser exatamente o que o médico receitou.

Mas nem todo médico. Poucos parecem tolerar as injeções, as mesmas que Rowe vem fazendo há cerca de cinco anos para pacientes pré-cirúrgicos. Durante o ano passado, ele foi inundado com pedidos de utilização para uma noite especial. Ele faz de três a cinco procedimentos por semana, ele disse, e a única complicação são pequenos hematomas.

Dr. Michael C. Edwards, cirurgião plástico de Las Vegas e presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, chama a prática de "um truque de festa".

"Não vejo um grande mal nessa prática, mas você está esticando a pele", disse ele. "Você está alterando a arquitetura da mama. Eu me preocuparia com a possibilidade de tirar algum apoio essencial ao peito".

Dr. Steven Teitelbaum, cirurgião plástico em Santa Monica, Califórnia, e professor clínico de cirurgia plástica na escola de medicina da UCLA, acha que a solução salina é desnecessária.

"Você sempre pode usar bons sutiãs e enchimentos para ficar bem dentro de uma determinada roupa", diz ele.

Quanto à sua utilização para simular o tamanho de um implante de silicone, ele acrescenta: "A sensação da solução salina é muito diferente de um implante, e a aparência é diferente, porque as bordas ficam difusas e leves, e as de um implante, não". Imagens tridimensionais, criadas em computados, que se tornaram opção viável para projetar resultados cirúrgicos, ofereceriam uma previsão mais precisa de tamanho e forma, diz ele.

O cirurgião plástico José Horácio Aboudib Junior também acha o procedimento desnecessário, uma vez que a injeção de solução salina nas mamas não é algo isento de riscos, mesmo sendo feito por um especialista em cirurgia plástica. Por enquanto, a moda não pegou aqui no Brasil. E o cirurgião, que chefia a disciplina de cirurgia plástica da UERJ, diz torcer para que isso não aconteça.

“Imagina aqui no Brasil? Seria muito difícil controlar o emprego correto da prática. Daqui a pouco pode ter gente aplicando em casa, sem o mínimo critério”.

Jennifer Capla, cirurgiã plástica de Nova York, oferece injeções de solução salina como parte de sua consulta para a cirurgia de aumento de mama. "Se isso for feito por um cirurgião plástico certificado, de forma segura, eu acho que é OK", diz ela.

"Mas é seguro fazer três dias seguidos? Será que pode causar desequilíbrio eletrolítico no organismo? Eu sou uma grande fã de moderação".

Courtney Daal, 27, de Nova York, se casou em junho. Antes de seu casamento, ela fez uma visita ao consultório de Rowe. "Eu não queria aumentar muito, apenas estar no meu melhor visual", disse Daal, que passou de um tamanho pequeno para o tamanho médio para o grande dia. Para ter certeza de que seu vestido tomara-que-caia personalizado caberia sobre suas novas medidas, ela avisou a costureira com antecedência, para que ela pudesse se planejar.

Como Cinderela depois da meia-noite, os seios voltaram ao seu estado natural cerca de 24 horas depois. Ainda assim, foi tempo suficiente para que o noivo notasse: "Ele me perguntou se eu estava usando alguma coisa, e eu disse, 'Não, é tudo meu!'"

Quanto a Amanda, ela não disse a seu namorado que de onde veio seu recheio extra. "Mas com certeza ele ficou muito feliz", disse ela. Infelizmente, assim como as injeções de solução salina, a relação foi de curta duração. O casal se separou logo após a viagem.

* Colaborou Leoleli Camargo

Leia mais notícias no Delas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.