A solução para se livrar daqueles centímetros a mais que insistem em não ir embora pode estar em uma clínica de estética

Quando o verão chega, é sempre aquele corre-corre para começar a malhar e a fazer dieta. Nem sempre, porém, dá para secar a silhueta só com hábitos mais saudáveis. É nessas horas que os tratamentos estéticos podem ajudar. Com aparelhos cada vez mais modernos, eles ajudam a dar fim àquela desagradável gordura localizada. Confira três opções para deixar para trás os quilinhos que ainda incomodam.

Massagens vigorosas, loções termogênicas, ultrassom e  laser estão entre os tratamentos que prometem resultados rápidos
Thinkstock/Getty Images
Massagens vigorosas, loções termogênicas, ultrassom e laser estão entre os tratamentos que prometem resultados rápidos


Tratamento redutor modelador
Após uma higienização com loção antisséptica facial e corporal, começa uma esfoliação, que segue para uma massagem de movimentos circulares com uma loção termogênica e a aplicação de um gel corporal com o auxílio de um aparelho ultrassom. Depois, já na fase final, uma massagem modeladora com um creme redutor somado a uma manta térmica é feita pela esteticista, que encerra com a aplicação de um produto para combater a flacidez. “O tratamento promove a perda de gordura, pois as massagens são associadas a dermocosméticos que contêm ativos como cafeína, que possui ação drenante e alivia a retenção de líquidos. Além disso, há ação lipolítica, ou seja, a quebra de gordura dessas células”, afirma Kleire Rocha, esteticista e cosmetóloga especialista em estética facial e corporal da Clinica de Estética I-Mezzo Vila Mariana.

A especialista revela que, já na primeira sessão, dá para ver a perda de medidas, mas que é necessário manter hábitos saudáveis para garantir o resultado “Além da alimentação correta e de um programa de atividade física para acelerar o metabolismo, recomenda-se cuidados em casa como, antes dos exercícios físicos, aplicar um gel termogênico”, diz. Ela salienta ainda que não há como fazer estimativa do quanto cada um vai perder com o tratamento, pois isso varia muito de paciente para paciente, exatamente pelo que se faz após deixar a clínica.

O intervalo entre uma sessão e outra deve ser de, no mínimo, um dia, e Kleire afirma que “os tratamentos estéticos, de uma forma em geral, deveriam ser incluídos na rotina das pessoas como a atividade física”. O valor médio de cada sessão é R$ 80.

Massagem Turbinada
Ao unir lipoescultura manual, massagem modeladora, drenagem com rolo de amassamento e sucção, proporciona redução da gordura localizada e da celulite já nas primeiras sessões, afirma Vanessa Garcia do Nascimento, fisioterapeuta dermatofuncional. A especialista conta que as manobras de massagem estimulam o aumento da circulação e aceleram o metabolismo, e isso ajuda na quebra da gordura localizada.

Vanessa avisa que é importante que haja disciplina para que o tratamento dê certo: alimentação correta, atividade física, comprometimento e cremes auxiliares (a serem indicados pelo especialista) são indispensáveis. “Assim, é possível que, a partir da quinta sessão, seja observada uma melhora significativa no contorno corporal”, fala. E dá uma ideia de quanto é possível perder, ainda que não existam garantias. “Os resultados dependem de um conjunto de fatores, no entanto, em cada sessão, é possível diminuir de1 a1,5 cm.”

O intervalo entre cada sessão da massagem turbinada deve ser de, no mínimo, um dia, para que dê tempo de o organismo se adaptar ao novo metabolismo e à ação dos dermocosméticos. O preço médio da sessão avulsa é de R$ 120, na Clínica Zahra, de Moema.

Laserlipolise
Por meio de um aparelho, o laser age derretendo a gordura, que é aspirada. É preciso apenas uma sessão para notar a perda das primeiras medidas, segundo o cirurgião plástico Maurício Albuquerque. “O procedimento faz a modelação corporal quando o médico insere uma cânula de um milímetro de diâmetro que aciona o laser, que, por sua vez, realiza um procedimento de tração, enquanto estimula o colágeno da pele”, diz o médico.

Drenagem linfática, por ajudar na retirada da gordura e diminuir a retenção de água; radiofrequência, por auxiliar no estímulo do colágeno para melhora da flacidez, além de dieta equilibrada associada a exercícios físicos regulares são, de acordo com Albuquerque, excelentes aliados para potencializar, acelerar e manter os resultados da Laserlipolise.

Não é possível dizer o quanto se pode eliminar com o tratamento: “O indivíduo reage de uma maneira mais ou menos rápida, porém, os hábitos de vida são fatores que podem interferir de modo positivo ou não no tratamento”, diz Albuquerque. Para que o organismo tenha tempo de mobilizar e metabolizar a gordura o cirurgião aconselha um intervalo de quatro a seis meses para repetir o processo na mesma região. Apesar de o tratamento ser invasivo, a recuperação, por causa da ação seletiva do laser, costuma ser rápida, permitindo o retorno às atividades rotineiras em poucos dias. Já o preço do tratamento varia de clínica para clínica.

Leia também
Cuidados simples com os seios e o colo garantem decote de estrela
A depilação não precisa ser (tão) dolorida
Anvisa proíbe medicamentos injetáveis que contenham chá verde


>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.