A dermatologista Dra. Adriana Cairo esclarece as dúvidas das leitoras sobre problemas da pele

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508730546&_c_=MiGComponente_C

Gostaria de saber se há uma fórmula para combater a queda de cabelo, pois estou com uma forte queda, os fios do meu cabelo estão soltando desde a raiz. Tenho 50 anos e estou desesperada com esta situação. Por favor, me ajude com este problema. - Elsimar.

A queda de cabelo pode ter várias causas. O importante é determinar a causa para obter sucesso no tratamento. A queda de cabelo mais comum é chamada eflúvio telógeno . As causas são inúmeras podendo ser desde stress até o  período pós- parto. Na consulta ao dermatologista devem ser solicitados exames de sangue com dosagem hormonal, hemograma, ferro e ferritina (para medição dos "estoques" de ferro).

Outra causa comum é a alopecia androgenética , conhecida como calvície. Acomete homens e mulheres e pode ter início entre vinte e trinta anos. Como a piora é progressiva, seria ideal começar seu tratamento assim que diagnosticada.

O tratamento da queda de cabelo consiste em aplicações de medicamentos tópicos e/ou orais. A mesoterapia capilar, com uso de medicamentos injetáveis no couro cabeludo, também produz excelentes resultados.

*Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igmoda para 49094.

Você tem dúvidas sobre dermatologia? Envie um email com sua pergunta para coisadepele@ig.com.br !

* Dra. Adriana Cairo é dermatologista, com título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Academia Americana de Dermatologia, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Associação Médica Brasileira. Fez estágio em Cosmiatria e laser pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e é dermatologista voluntária da Campanha Anual de câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Visite o site www.adrianacairo.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.