A dermatologista Dra. Adriana Cairo esclarece as dúvidas das leitoras sobre problemas da pele

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508746433&_c_=MiGComponente_C

Tenho a pele parda e possuo olheiras, existe algum produto que eu possa usar para que elas sumam? Já usei vários cremes antiolheiras e não obtive resultado. Como faço para clarear? - Catia Santos da Silva

Olá, Catia.
A hipercromia periorbicular, conhecida como olheira, geralmente é determinada geneticamente. Alguns fatores podem piorá-la como privação de sono, causas hormonais e causas alérgicas como rinites mais severas. No geral, qualquer diminuição da velocidade da circulação no local faz com que as olheiras se acentuem.

A pele na região dos olhos possui uma espessura bem fina, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem bem aparentes naquele local. Para que um creme tenha efeito sobre as olheiras ele deve ser capaz de diminuir o calibre dos vasos sanguíneos da região e ativar a circulação neste local. Por causa disto, são eficientes compressas geladas nestas regiões embora com efeito em curto prazo.

Alguns ativos são comprovadamente eficazes no tratamento das olheiras, como por exemplo, a vitamina K. Porém, esse ativo pode provocar um efeito irritativo, limitando assim seu uso em vários pacientes.

Para um resultado satisfatório no tratamento das olheiras, podemos realizar procedimentos a laser, uma vez que a lentidão da microcirculação local acaba causando um depósito de pigmento (melanina) nesta região, eficientemente removido pela luz do laser.

Outro procedimento associado é o preenchimento local com ácido hialurônico, que funcionará como uma barreira entre a pele e o local dos vasos sanguíneos fazendo com que as olheiras se tornem praticamente invisíveis.

Você tem dúvidas sobre dermatologia? Envie um email com sua pergunta para coisadepele@ig.com.br !

Dra. Adriana Cairo é dermatologista, com título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Academia Americana de Dermatologia, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Associação Médica Brasileira. Fez estágio em Cosmiatria e laser pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e é dermatologista voluntária da Campanha Anual de câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Visite o site www.adrianacairo.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.