Por questão estética ou até de saúde, há quem sonhe reduzir o tamanho dos seios

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237508694867&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Milhares de mulheres no mundo todo lotam as clínicas de cirurgia plástica em busca do silicone perfeito. E quando o problema é ter volume de mais? A cirurgia já se tornou popular e entrou para a lista de desejo de muitas mulheres que fogem a regra para se sentirem felizes com o próprio corpo.

"Seios muito grandes podem fazer mal ao ego da mulher e possivelmente trazem, por exemplo, dores na coluna, costas e ombros ", explica o cirurgião plástico, diretor do Centro de Medicina Integrada e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Ruben Penteado.

Antes de resolver o problema é preciso tomar alguns cuidados. A cirurgia é indicada para quem tem seios que pesam aproximadamente 2kg ou em caso de infecção cística das mamas. "A paciente deve expor o problema ao médico que julgará a necessidade da operação", explica o cirurgião. Além disso, exames pré-operatórios são feitos para avaliar as condições físicas da paciente.

Não existe idade certa para se render ao bisturi. Mulheres e meninas a partir dos 16 anos que tenham seios exageradamente grandes podem fazer a cirurgia . Vale lembrar que no caso da adolescente, as mamas ainda estão em fase de desenvolvimento e podem crescer após a redução. "Por isso é importante saber que existe a possibilidade de uma segunda cirurgia. Fora esse, o único caso em que a mama pode aumentar é quando a mulher ganha muito peso", diz Dr. Penteado.

A dona de casa Maria Emilia, 45 anos, sofria muito com o tamanho de seios e queria uma solução definitiva. "Valeu totalmente à pena. Me sinto uma nova mulher muito mais bonita e confiante . As dores de coluna que eu sentia viraram coisa do passado", conta.

O novo tamanho não é preocupação da paciente. Cabe ao medico fazer simulações e demonstrações do modelo mais adequado ao corpo da cliente. Apesar de ser uma cirurgia simples, é necessária a internação e aplicação de uma anestesia geral. O pós-operatório é um pouco complicado e impede que a mulher suspenda os braços por até 8 dias, quando os pontos podem finalmente ser retirados.

"A cicatriz dependerá do método usado pelo médico. Mas a paciente deve entender que é uma troca justa. Ela passará a ter seios belos e proporcionais como sempre sonhou",explica o médico. Os preços para a realização da redução da mama variam de caso para caso. Mas quem fez garante que o investimento vale à pena: "Só o que eu gastava em cremes e sutiãs gigantes compensou o valor da operação", garante Maria.

Leia mais sobre: cirurgia plástica

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.